Metade dos países não sabe lidar com o câncer
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentado ontem, no Dia Mundial do Câncer, diz que mais da metade dos países não está preparado para prevenir e tratar a doença crônica, principalmente das populações em em regiões menos desenvolvidas.
Segundo o relatório, a maioria dos 185 países analisados não tem um plano de controle que inclua, de forma satisfatória, tratamento e prevenção. Na maior parte dos casos, existem estratégias governamentais de combate à doença, mas esses projetos não saem do papel.
Já no Brasil, a situação é favorável, na visão do médico Cláudio Noronha, coordenador de prevenção e vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca).” Nosso país encontra-se em situação de destaque internacional no combate ao câncer, além de ser bem-sucedido em campanhas de prevenção”, afirma.
De acordo com dados do Inca, um terço dos casos de desenvolvimento de câncer poderia ser prevenido, e o tabagismo é o principal fator isolado de aparecimento da doença. Por isso, o Ministério da Saúde lançou programas de combate ao tabagismo, que acabaram diminuindo a prevalência de fumantes no país, de 30% para 16% da população, evitando cerca de 400 mil mortes. Além disso, de acordo com o Ministério, atitudes como fazer exercícios físicos regularmente, controlar o peso e ter alimentação saudável são de extrema importância para combater a doença e podem partir da própria população.
O câncer permanece como a principal causa de morte em todo o planeta e, a cada ano, quase 13 milhões de casos são diagnosticados. Segundo a OMS, 7,6 milhões de pessoas morreram em razão da doença em 2008. Só no Brasil, são esperados 520 mil novos casos em 2013.
Fonte: Surgiu
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário