México fará novo Golf em 2014

Volkswagen confirmou nesta sexta-feira que a7ª geração do Golf será produzida no México a partir do 1º trimestre de 2014, conforme havia adiantado uma fonte da marca ao iG no Salão de Paris. O anúncio abre caminho para a renovação do modelo no Brasil, que está há quase 14 anos sem mudanças significativas .

A produção em Puebla, México, será feita na mesma fábrica onde hoje é produzido o sedã Jetta, um derivado do Golf que ganhou projeto próprio há três anos. Graças ao acordo entre Brasil e México, a Volkswagen poderá importar o modelo sem pagar taxa de importação desde que dentro da cota estipulada pelo governo brasileiro.

A decisão da fabricante tem a ver com o crescimento das vendas nos Estados Unidos, mercado considerado decisivo para os planos da VW de tornar-se a maior montadora do mundo em 2018.

Descompasso

Depois de dominar o segmento dos hatches médios no início do milênio com a 4ª geração do Golf, a Volkswagen brasileira não deu sequencia às inovações introduzidas pela matriz no modelo. Enquanto na Europa o Golf ganhou a 5ª geração em 2003 e a 6ª em 2008, no mercado nacional apenas uma reestilização caseira foi introduzida em 2007 e está em produção desde então.

Nesse meio tempo, o Golf deixou o posto de hatch médio mais vendido do Brasil e hoje mantém-se na 4ª colocação do ranking do segmento.

No Brasil

Apesar do anúncio da chegada ao México, rumores sobre a produção no Brasil da nova geração do Golf ainda perduram. A lógica desse raciocínio se baseia na limitação da importação do México e também com o interesse da Audi em voltar a produzir algum modelo no País, para competir com a BMW, que já confirmou sua fábrica brasileira. Com a provável importação do Golf mexicano, a unidade de São José dos Pinhais deve interromper a produção do “Golf 4,5”, abrindo espaço para uma nova linha de montagem.

O Golf VII teve uma recepção calorosa do consumidor europeu, depois da decepção com a geração anterior. Revelada no Salão de Paris, a nova geração ficou mais leve, trouxe motores mais econômicos, equipamentos mais sofisticados e um design um pouco mais personalizado se comparado ao visual repetitivo da linha VW. Com poucos meses de vendas, o modelo chegou a 100 mil unidades encomendadas.

Cronologia do Golf

Ano Mundo Brasil
1974 Primeiro Golf é lançado na Alemanha
1983 Modelo chega à segunda geração
1991 Terceira geração transforma-se na de maior sucesso do hatch Com abertura das importações, Golf III estreia no Brasil
1997 Volks lança a 4ª geração do Golf
1999 Pela primeira vez, Golf é produzido no país
2003 A 5ª geração chega à Europa, mas não repete o mesmo desempenho da anterior Por ser cara, VW desiste de trazer 5ª geração
2006 Golf perde espaço para rivais e fecha ano em 5ª lugar nas vendas
2007 Para manter Golf atraente, Volks faz uma reestilização local e adota motores flex
2008 Volkswagen lança a 6ª geração do Golf, baseada na mesma plataforma do Golf V Golf termina ano na vice-liderança entre os hatches médios, feito que repetiria nos dois anos seguintes
2010 Novo Focus e Hyundai i30 passam a dominar o segmento
2012 7ª geração do Golf é mostrada em Paris. Usa a plataforma MQB, mais leve e versátil Novos rivais chegam ao mercado: Cruze hatch e 308. Focus e i30 de nova geração são mostrados no Salão do Automóvel

 

Fonte: iG Carros

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.