Ministério Público Federal cobra projetos para a Ilha do Fogo e instituições se mobilizam
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Ministério Público Federal (MPF) estipulou o prazo de 10 dias para saber se algum projeto referente à reabertura da Ilha do Fogo já foi enviado à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Com o objetivo de elaborar um documento dirigido ao próprio MPF, o Comitê Popular de Defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco discutiu, com representantes de diversas instituições, medidas de infraestrutura para que a população tenha acesso ao local.
No documento, ficou registrada qual seria a responsabilidade de cada instituição caso a Ilha seja liberada novamente. Representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE); da Articulação São Francisco Vivo; e das prefeituras de Petrolina e Juazeiro participaram da reunião.
Um Grupo de Trabalho (GT) com representantes de todas as instituições deve dar mais celeridade aos projetos que estão em andamento, a exemplo do Museu do Ribeirinho e do Memorial que servirá para abrigar o patrimônio com a história da navegação no Rio São Francisco. Outras propostas estão sendo avaliadas, como a criação do Parque da Serpente da Ilha do Fogo, além de projetos do IF Sertão-PE.
As prefeituras ficaram responsáveis pela manutenção e bem estar do local, com serviços de urbanização, coleta de lixo, segurança, iluminação pública, além da inserção da Ilha em eventos turísticos e culturais. (Fonte: Ascom Comitê)
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário