Ministério Público Federal lança serviço de acesso on-line a processos

O Ministério Público Federal (MPF) lançou ontem um portal que reúne informações sobre todas as investigações em andamento e estatísticas por tipo de crime. A ferramenta foi criada, segundo o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para dar mais publicidade aos atos do MPF. O portal está disponível para acesso por qualquer cidadão.

“O nosso objetivo é aumentar a transparência do Ministério Público, que cobra permanentemente das instituições públicas que essa transparência seja crescente. Já temos há bastante tempo o nosso portal da transparência, mas precisamos aprimorá-lo para termos informações cada vez mais atualizadas, de preferência, on-line”, destaca o procurador-geral.

As pesquisas podem ser feitas por meio do site www.pgr. mpf.gov.br, onde há um mapa do Brasil que permite a visualização da quantidade de procedimentos por estado. Atualmente, 56 mil inquéritos civis públicos e 37 mil procedimentos de investigação criminal tramitam no MPF. Embora seja possível fazer pesquisas quantitativas a partir do portal, o teor das investigações ainda não está disponível. Por enquanto, a busca pelo nome das partes só funciona para inquéritos que já tramitam na Justiça.

O órgão ainda vai debater internamente se permitirá o acesso amplo às investigações. Gurgel ponderou, porém, que há regras legais que vetam a publicidade irrestrita. “O acesso à informação no MP sofre certas limitações, decorrentes seja de alguns dispositivos constitucionais que asseguram a privacidade, seja de disposições da legislação processual penal. Então, sempre que determinados feitos, inquéritos, ações penais, envolvem dados sigilosos, o MP é obrigado a assegurar que esse sigilo seja mantido”.

De acordo com o procurador-geral, a nova ferramenta facilitará o acesso da sociedade ao trabalho do Ministério Público. “Possibilita que se pesquise em cada unidade do MPF e em cada unidade da Federação o que está sendo feito pelos procuradores da República. Seja na área criminal, de meio ambiente ou de consumidor. Enfim, dá um retrato bastante detalhado da atuação do MPF em todo o país”, detalha o procurador-geral. Gurgel participou da solenidade de lançamento do portal, em Brasília.

STF julga deputado

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu denúncia contra o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB-SP), suspeito de desvio de recursos. Ex-secretário de Planejamento do Governo de São Paulo, o parlamentar passará à condição de réu em ação penal na Suprema Corte. De acordo com o Ministério Público Federal, Fernandes teria superfaturado um contrato que previa o fornecimento de vale-alimentação e vale-refeição para servidores do município de São José dos Campos (SP). A denúncia se refere ao período em que ele era prefeito da cidade do interior paulista, entre 1998 e 2001. O deputado nega a acusação.

Fonte: Estado de Minas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.