Ministra pede que PF investigue blog que divulga notícias fictícias

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, pediu nesta quarta-feira (16) que a Polícia Federal investigue um blog que divulgou uma notícia fictícia na qual afirma que ela teria ficado “comovida” ao assistir ao vídeo de um assaltante sendo baleado por um policial.

vídeo, que foi divulgado na imprensa e circulou nas redes sociais nesta semana, mostra o momento em que um assaltante, armado, aborda uma vítima para roubar uma moto. Um policial que passava pelo local atirou no assaltante, que foi levado para o hospital.

A reportagem fantasiosa diz que  Maria do Rosário comentou o vídeo: “O pior não é nem o ato em si, a violência gratuita praticada pelo policial. O que é mais chocante é a reação das pessoas, habituadas à cultura da violência, acabam reproduzindo o discurso elitista, reacionário, neo-liberal e fascista de que bandido bom é bandido morto”, diz o texto, inventando uma fala da ministra que não ocorreu.

O blog, intitulado “Joselito Müller – Jornalismo Destemido”, publica notícias fantasiosas sobre diversos assuntos. No fim do texto sobre Maria do Rosário, há uma observação: “Atenção: Este é um blog de zuação! Não leve a sério, embora os textos sejam verossímeis”. Na página inicial do blog, contudo, não há nenhum esclarecimento nesse sentido.

A assessoria da Secretaria de Direitos Humanos informou que está ciente que o blog divulga notícias fictícias, mas avalia que isso não está claro no site e que o texto tem um alto “grau de realidade”.

Em nota pública, a ministra esclareceu que é favorável à atitude do policial que apareceu no vídeo. “No caso específico, minha opinião é clara: o policial agiu dentro da lei”, afirmou Maria do Rosário.

Além da investigação pela Polícia Federal, a ministra pedirá que a empresa que hospeda o blog, a WordPress, retire o conteúdo do ar. “Ao atribuir falsas declarações à ministra, o blog comete um ato criminoso e fere princípios éticos fundamentais”, informou a pasta em nota pública.

Em sua conta no microblog Twitter, a ministra disse que atribuir opinião falsa a alguém é crime. “Esse episódio absurdo d publicação d declaração mentirosa é uma oportunidade p/ discutirmos a veracidade das informações q circulam na web. A internet facilita a comunicação e permite compartilharmos informações a todo instante. Mas esse conteúdo tem que ser verdadeiro. A liberdade de expressão aceita opiniões sobre qualquer assunto. Isso é a democracia. Mas atribuir uma opinião falsa a uma pessoa é crime!”, escreveu Maria do Rosário.

Também no Twitter, um internauta identificado como Joselito Muller e que se diz dono do blog, se defendeu das acusações. “Não é crime não, desde que não tenha objetivo de manchar a reputação. Sobretudo se é em linguagem jocosa”, escreveu.

Ele ainda enviou uma mensagem à ministra via Twitter em que diz que “se queres distância, mantenha distância. No fim do texto tem até uma advertência sobre o conteúdo”, fazendo referência ao fato de que no fim do texto sobre Maria do Rosário acrescentou uma observação dizendo que o blog é de “zoação” e não deve ser levado “a sério”.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.