Moreno vai ganhar escola técnica
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O aniversário de 85 anos de Moreno será comemorado hoje com o anúncio da construção de uma escola técnica no município. O governo do estado vai autorizar a desapropriação do histórico Cotonifício Moreno, fábrica têxtil desativada em 2011, para erguer uma unidade de ensino profissionalizante. A escola terá dois andares, 12 salas de aula, oito laboratórios, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cantina e área de convivência. A unidade, com capacidade para receber 1,2 mil alunos, deve ficar pronta até dezembro de 2014.
Na próxima segunda-feira será aberto o edital de licitação. O processo licitatório deve durar 60 dias, e a construção, 12 meses. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a escola deve beneficiar estudantes de Jaboatão, Vitória de Santo Antão e Cabo. “Estamos estudando, com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, a vocação econômica da região para escolhermos os cursos de acordo com a realidade local”, informou o secretário de Educação, Ricardo Dantas.
O anúncio será feito pelo governador Eduardo Campos, às 10h, no Ginásio Municipal Zezo Bernardo. “Até então considerado um entrave para o desenvolvimento local, o espaço agora vai formar profissionais para o competitivo mercado de trabalho”, pontuou o prefeito do município, Dilsinho Gomes (PSB), referindo-se ao Cotonifício Moreno, que empregou cerca de três mil pessoas no auge do funcionamento da fábrica, nos anos 1980.
A rede estadual de ensino conta com 20 escolas técnicas que oferecem 33 cursos técnicos nas modalidades presencial e a distância. Até o fim de 2014, estarão em funcionamento 40 escolas técnicas em todos os municípios com mais de 40 mil habitantes. Já foram assinadas ordens de serviço para o início das obras nos municípios de São Lourenço da Mata, Arcoverde, Buíque, São Bento do Una e no bairro do Jordão, Zona Sul do Recife. Este ano, foram inauguradas as unidades de Bezerros, Lajedo, Araripina e Carnaíba. As escolas técnicas de Camaragibe, Bonito, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e São José do Egito estão em funcionamento, mas aguardam inauguração oficial.
Saiba mais
Números da rede de escolas técnicas em Pernambuco:
15 mil alunos matriculados na rede profissionalizante do estado
20 escolas técnicas estaduais, incluindo o Centro de Criatividade Musical
33 cursos oferecidos
5 unidades já estão com ordens de serviço assinadas para o início das obras
5 escolas prontas aguardando inauguração
40 escolas técnicas, em todos os municípios com mais de 40 mil habitantes, são a meta para 2014
R$ 9 milhões é o valor investido em cada unidade
5 escolas técnicas com cerca de 1,5 mil alunos formavam a rede em 2006
Fonte: Secretaria Estadual de Educação
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário