Morre aos 86 anos o ator paraibano Sebastião Vasconcelos

3629fc847137e82e2a92c6c62e13f6bd.jpgFaleceu por volta das 20h desta segunda-feira (15), aos 86 anos, o ator paraibano Sebastião Vasconcelos. O ator é conhecido pela trajetória artística, a qual inclui participação em novelas como Tieta, onde deu vida ao personagem Zé Esteves, pai da protagonista interpretada por Beth Faria e Mulheres de areia (1993), quando viveu o pescador Floriano, pai das gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires.

A informação da morte do ator foi divulgada nesta terça-feira (16) pela assessoria de imprensa do Hospital Israelita Albert Sabin (Hias), que fica no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Sebastião Vasconcelos estava internado na unidade desde o dia 30 de junho para tratamento de uma pneumonia.

Ainda de acordo com a assessoria do Hias, o ator morreu de choque séptico. Ele já havia sido internado entre o final do mês de abril e início de junho deste ano, com quadro de pneumonia e efisema pulmonar. Sebastião também sofria de Parkinson. O hospital não soube dar informações sobre local do velório e sepultamento do artista.

Vasconcelos nasceu em 1927 na cidade de Pocinhos, interior da Paraíba, e deu início à carreira de ator no Recife, onde fez teatro. Na capital paraibana, participou de diversos espetáculos e participou da fundação do Teatro Universitário. Nos anos 1950, mudou-se para o Rio, onde continuou com o trabalho nos palcos até conseguir seu primeiro papel na TV, numa adaptação do romance “Cabocla”, de Ribeiro Couto. Na trama exibida em 1959 pela extinta TV Rio, ele interpretou o personagem Luís Jerônimo.

Após uma passagem pela TV Tupi, Sebastião ingressou na TV Globo, onde viveu seus personagens mais conhecidos. Um de seus primeiros trabalhos na emissora foi a novela O Sheik de Agadir (1967), da novelista cubana Glória Magadan. De lá para cá, construiu uma sólida carreira na televisão, atuando em diversas produções globais como Vale Tudo (1988), Tieta (1989), Riacho Doce (1990), Felicidade (1991), Irmãos Coragem (1995), Por Amor (1997) e O Clone (2001).

Os últimos trabalhos de Sebastião na telinha ocorreram entre 2007 e 2008, quando o artista integrou o elenco das novelas Caminhos do Coração e Os Mutantes – Caminhos do Coração, respectivamente. Ele interpretou o personagem Mauro Fontes.

No cinema, o ator estreou em no longa Um Caso de Polícia, em 1959. Depois, estrelou Assassinato em Copacabana (1962), O 5º Poder (1962), Os Raptores (1969), A Um Pulo da Morte (1969), Índia, a Filha do Sol (1982) e Inocência (1983), este último lhe rendeu o Troféu Candango de Melhor Ator, no Festival de Brasília.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.