Mortes de ciclistas crescem 6% em 2012 em SP, diz CET
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A elevação das mortes ocorreu apesar de a prefeitura, ainda na gestão Gilberto Kassab (PSD), ter garantido que ampliaria a fiscalização de motoristas que desrespeitam os ciclistas no trânsito da capital. O monitoramento foi intensificado, segundo o governo municipal, em maio do ano passado.
Estatísticas da CET indicam que, no período de 14 de maio — quando a fiscalização foi ampliada — a 24 de agosto de 2012, foram registradas 212 autuações por desrespeito a quem circula de bicicleta. Isso equivale a apenas duas multas por dia em toda a cidade, em média.
As mortes de ciclistas em São Paulo não caem desde 2010, quando 49 deles perderam a vida nas vias da capital. O número se repetiu no ano seguinte.
A notícia sobre o aumento de mortes de ciclistas nas vias paulistanas é divulgada na semana em que a cidade acompanha os desdobramentos do caso do operador de rapel David Santos de Sousa, de 21 anos, que teve o braço direito arrancado em um acidente na avenida Paulista no domingo (10), enquanto circulava de bicicleta para ir trabalhar.
O motorista que o atingiu, o universitário Alex Kozloff Siwek, de 21 anos, fugiu sem prestar socorro e arremessou o membro decepado no Córrego do Ipiranga, margeado pela avenida Doutor Ricardo Jafet, na zona sul.
Outro dado publicado nesta quarta-feira, desta vez elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, revela que, diariamente, nove ciclistas são internados em hospitais públicos devido a acidentes viários. Em todo o território paulista, foram 3,2 mil pessoas internadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a um custo de R$ 3,3 milhões.
Os números da CET, constantes do Relatório Anual de Acidente de Trânsito Fatais, apontam ainda que houve queda de 9,8% no número de mortos em acidentes de trânsito em São Paulo em 2012. Foram 1.231 pessoas que perderam a vida, contra 1.365 em 2011.
Ao todo, 12,5% menos pedestres morreram: a queda foi de 617 em 2011 para 540 no ano passado. A CET atribui a diminuição ao programa de proteção aos pedestres, lançado em 2011, e que também previu a maior intensificação da fiscalização das infrações cometidas contra quem está a pé nas ruas. Por sua vez, a quantidade de passageiros ou motoristas mortos cresceu 7,5% de um ano para o outro, passando de 187 mortes para 201.
Fonte: Estadão
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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