Motobóis que não seguirem normas do Contran só serão multados em abril

Os motobóis de Pernambuco têm mais uma chance de se adequar à nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece medidas de segurança para a classe. A legislação entraria em vigor neste sábado (2), mas foi adiada para o dia 4 de abril. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) justifica a decisão pela falta de materiais de proteção no mercado, o que dificulta o cumprimento da lei.

Esta é a terceira vez que o cumprimento da legislação é adiado em Pernambuco. A previsão é de que as multas começassem a ser aplicadas em 2 de feveiro, mas esse prazo foi adiado para 2 de março e agora para 4 de abril. “Resolvemos dar mais um mês para os motobóis se regularizarem porque percebemos que alguns materiais de proteção estão em falta no mercado”, explica a chefe de publicidade institucional do Detran-PE, Iara Lima. Ela diz que apenas 4 Estados estão seguindo a lei atualmente.

A resolução do Contran pede que os motobóis façam curso de especialização com duração de 30 horas/aula, tenham no mínimo 21 anos de idade e usem equipamentos individuais de proteção. Esses profissionais têm de usar capacete ou viseira, capacetes com faixas refletivas, colete sinalizado e calça comprida de material resistente. Já as motos têm que ser equipadas com antena corta-pipa, proteção para as pernas chamada de mata-cachorro e baú sinalizado que não cubra as lateiras nem a traseira. Além disso, os motobóis precisam ir ao Detran para colocar placas vermelhas em seus automóveis.

PRAZO – A lei está valendo desde o dia 2 de fevereiro, mas o Contran permitiu que cada Estado definisse a data em que as multas começariam a ser aplicadas. A decisão foi tomada após reunião com os diretores estaduais do Detran. Nessa ocasião, notou-se que muitos motobóis ainda precisam se regularizar. A nova resolução pede que esses profissionais tenham curso de capacitação e usem equipamentos de proteção, como capacetes, faixas reflexivas e antenas corta-pipa.

Para alertar os motobóis sobre as novas normas, o Detran-PE segue realizando blitze educativas em pontos de grande movimentação do Recife. Esses profissionais são orientados a tomar medidas de segurança no trânsito, usar os equipamentos de proteção obrigatórios e realizar cursos de capacitação. Eles ainda são informados sobre a data em que as multas começarão a ser aplicadas – 4 de abril. As blitze tiveram início em janeiro e contam com o apoio de agentes de trânsito, educadores e a Turma do Fom-fom. Nesta manhã, a orientação foi realizada na avenida Agamenon Magalhães.

Além disso, o Detran promete se reunir com o sindicato dos motobóis para entrar em acordo sobre o novo prazo de aplicação da legislação. “Para evitar que o cumprimento da legislação seja novamente adiado, vamos conversar com os representantes da classe e pedir que ela se regularize em breve”, afirma Iara Lima. No entanto, o Detran diz que não pode fazer nada sobre a falta de equipamentos de proteção no mercado – justificativa dos motobóis para não cumprir a nova legislação.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.