MPPE cria força-tarefa para atuar em região onde promotor foi executado

Promotor trabalha no comarca de Itaíba, no Agreste (Foto: Facebook/Arquivo Pessoal)O Ministério Público de Pernambucoemitiu, nesta quinta-feira (17), portaria que cria uma força-tarefa de promotores para atuar na 5ª Circunscrição Ministerial, com sede em Garanhuns, no Agreste do estado. A medida foi anunciada após o assassinato do promotor Thiago Faria Soares, 36 anos, na última segunda-feira (14). Ele era ligado à 5ª circunscrição e respondia pelo município de Itaíba. Segundo a Polícia Civil, ele foi executado com quatro tiros de espingarda calibre 12 a mando de um fazendeiro devido a uma disputa de terra. O suspeito de encomendar a morte está foragido. Outro homem, que teria participado da emboscada e atirado no promotor, foi detido e levado ao Cotel, em Abreu e Lima, Grande Recife.

Ainda segundo o MPPE, o promotor Marcelo Grenhalgh de Cerqueira Lima e Moraes Penalva Santos ficará, a partir de agora, a cargo da cidade de Itaíba. Em razão do alto índice de criminalidade na região, integrantes do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMPPE), do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e seis promotores de Justiça foram designados para atuar junto com os promotores titulares em todos os processos civis e criminais da 5ª Circunscrição.

Para assumir a Promotoria de Itaíba, Marcelo Grenhalgh foi dispensando de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado. Por ordem do procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, ele terá o auxílio de outros sete promotores para elaborar o inquérito policial referente ao assassinato de Thiago Faria Soares.

A 5ª Circunscrição Ministerial é composta por 22 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirinha, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Desde o dia do crime, uma megaoperação busca o suspeito de ser o mandante do crime. O fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, mais conhecido como ‘Zé Maria de Mané Pedo’, já teve a prisão preventiva decretada. Ele responde a outros processos criminais por homicídios.

Conforme a Secretaria de Defesa Social (SDS), a principal hipótese do crime seria uma disputa de terra entre o fazendeiro e a família da noiva de Thiago Faria. O promotor, junto aos parentes de Mysheva, teria arrematado parte de uma fazenda de 25 hectares por R$ 100 mil em um leilão. A polícia indica que a morte foi motivada pela compra. Insatisfeito com o negócio, o antigo dono do terreno teria encomendado a execução.

No dia do crime, Thiago seguia para Itaíba, também no Agreste, quando um veículo se aproximou e fez um disparo contra o automóvel dele, em um trecho da PE-300. O promotor parou no acostamento. Neste momento, os suspeitos retornaram e atiraram novamente. Ele morreu no local.

Fonte: G1PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.