Mutirão na Funase traça perfil dos internos

A Secretaria da Infância e Juventude iniciou em janeiro deste ano o primeiro mutirão com foco na assistência sociojurídica dentro da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A ação conta com equipes formadas por advogados, assistentes sociais e psicólogos e já terminou nos três principais centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) localizados no Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e em Jaboatão dos Guararapes, todos na Região Metropolitana do Recife (RMR). A reportagem da Folha de Pernambucoteve acesso ao balanço destes mutirões que mostra o perfil dos socioeducandos.

No Case do Cabo de Santo Agostinho o mutirão ocorreu entre os dias 8 e 11 de janeiro, atendendo a 281 adolescentes. A faixa etária dos internos que vivem no local varia de 16 a 21 anos, sendo a maioria maior de idade, o que corresponde a quase 65% do total, e a minoria com 16 anos, equivalente a 1,4%. Os jovens são moradores de diferentes municípios, mas 117 são provenientes da Capital pernambucana, ou seja, 41,6%. Cerca de 232 são do Grande Recife e o restante de outras regiões do Estado.

Os três principais atos infracionais cometidos pelos adolescentes são roubo, homicídio e tráfico de entorpecente. Já 35,5% correspondem a atentados contra a vida (homicídio, tentativa e latrocínio, isto é, roubo seguido de morte). Aproximadamente 67% permanecem na unidade de seis meses a um ano. O tempo de permanência varia de seis meses a quase três anos. Atualmente o Case do Cabo possui 303 internos, mas sua capacidade é para 166.

Na unidade de Abreu e Lima a ação aconteceu entre os dias 15 e 18 de janeiro, escutando 231 jovens. Estes possuem as idades entre 15 e 20 anos, tendo a maior incidência, cerca de 40%, com 16 anos, e um jovem, apenas, com 20 anos. A maioria dos adolescentes da unidade tem procedência do Recife, totalizando 94. Grande parte deles, 193, é de cidades da RMR e o restante de outras localidades do Estado.

Os três principais atos infracionais executados pelos adolescentes são roubo, homicídio e tráfico de entorpecentes. Já 25,5% são atentados contra a vida. O período de permanência na unidade varia de seis meses a dois anos. A maior parte, cerca de 85%, fica de seis a um ano. No momento a unidade atende 257 internos, mas só comporta 98.

No Centro de Jaboatão dos Guararapes o atendimento aconteceu, exclusivamente, no último dia 22, e 76 socioeducandos foram ouvidos. Os adolescentes que convivem no Case possuem entre 13 e 18 anos, tendo a maioria 15 anos. Metade é oriunda do Recife, sendo 82,9% da RMR e 14,5% de outras cidades do Agreste e Sertão. Roubo, tráfico de entorpecentes e homicídio são os principais atos infracionais registrados. Já 17% estão envolvidos com homicídio, tentativa de homicídio e latrocínio. A maioria deles, 63%, fica na unidade entre seis e um ano. Até agora a unidade possui 75 internos, mas sua capacidade é de 32.

Com o término do mutirão, previsto para o final deste mês, espera-se ter um diagnóstico geral da situação dos socioeducandos. O resultado ainda irá nortear a possibilidade de algumas parcerias, como, por exemplo, com o Sistema S (Senac, Senai, Sesc) para reintegrar os adolescentes que estejam saindo das unidades. A Funase é formada por 21 unidades distribuídas em Unidades de Atendimento Inicial (Uniai), Internação Provisória (Cenip), Internação (Case) e Semiliberdade (Casem). Ao todo, atende a 1.443 socioeducandos quando possui uma capacidade para 893.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.