Na escuridão: 30 milhões de chineses ainda moram nas cavernas em pleno século 21

A China é o país mais populoso do mundo. Lá qualquer espaço vale ouro. Por isso, em pleno século 21, ainda há cerca de 30 milhões de chineses morando em cavernas e vivendo de uma forma bem primitiva em uma região onde neva no inverno.

Ao norte da Província de Shanxi, famílias inteiras montaram dentro das montanhas. Homens ainda preparam a terra com arado puxado pelo boi ou mesmo na base da enxada, e mulheres carregam baldes com água nas costas.

O povo Shan Bei mantém a mesma rotina dos tataravôs agricultores, mas as novas gerações estudaram e procuram emprego nas cidades chinesas.

Um exemplo é a família do agricultor Liu Ping, de 57 anos. Ele conta que sempre viveu nas cavernas, assim como o seu avô e o seu tataravô. A moradia de Liu é pequena, mas confortável.

Na cama, bem ampla, dorme toda a família: ele, a mulher e os dois filhos, um filho de 23 anos e filha de 20 anos.

No entanto, a família Ping vive uma mudança como várias outras na região. Os dois filhos estudaram o ensino médio no campo e foram para a cidade para se formar e procurar emprego. A mulher de Liu também deixou o campo para trabalhar em um centro urbano.

Liu Ping usa um fogão a lenha e prepara sozinho a sua massa do macarrão antes de sair para o trabalho no campo. Ele está preparando a terra para o plantio de feijão e sonha com uma vida melhor para os filhos.

O rapaz estuda engenharia, e a moça, medicina. O agricultor acha que eles vão ter dinheiro para comprar uma casa de verdade, e toda a família vai deixar as cavernas.

As cavernas da China já serviram de abrigo para soldados durante a Segunda Guerra e refúgio para as tropas do líder comunista Mao TseTung. Hoje são ocupadas basicamente por trabalhadores.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.