Na França, Twitter entrega à Justiça usuários preconceituosos

twitterParis – O Twitter anunciou nesta sexta-feira ter fornecido à Justiça francesa “dados que podem permitir a identificação de alguns autores” de mensagens antissemitas, denunciados à Justiça por uma associação de defesa dos direitos humanos.

A transmissão destes dados “põe fim ao litígio” com a União de Estudantes Judeus da França (UEJF) e quatro outras associações– J’accuse (Ação Internacional pela Justiça), SOS Racismo, Movimento contra o Racismo e Amizade entre os Povos (Mrap) e a Liga Internacional contra o Racismo e o Antissemitismo (Licra).

As partes “concordaram em seguir colaborando ativamente para lutar contra o racismo e o antissemitismo respeitando suas respectivas legislações nacionais”, acrescenta o Twitter em seu comunicado.

Esta colaboração tem por objetivo adotar “medidas para melhorar o acesso ao procedimento de notificação dos tuítes ilícitos”, acrescenta o grupo. Após a divulgação de tuítes com as hashtags #unbonjuif (#umbomjudeu) e #unjuifmort (#umjudeumorto) em outubro de 2012, as cinco associações apresentaram uma queixa contra o Twitter.

A UEJF havia anunciado em março passado que apresentava uma demanda contra o Twitter e seu presidente Dick Costolo por não ter respondido à solicitação da justiça francesa de identificar os autores dos tuítes antissemitas.

Para a Promotoria de Paris, que abriu uma investigação sobre esses tuítes antissemitas, a decisão do Twitter possibilita a “identificação” e a “busca” dos autores dessas mensagens.

“A mudança de posicionamento do Twitter significa no futuro a possibilidade de concluir outras investigações e de lutar de forma eficaz contra o racismo e todas as outras formas de discriminação”, indicou a Promotoria à AFP.

“É importante porque é o fim da impunidade para as pessoas culpadas de infrações penais e que se refugiam por trás do anonimato ou do pseudo-anonimato”, declarou a ministra. O avdogado da UEJF, Stéphane Lilti, explicou que acordo ocorreu em duas frentes: a primeira relativa à transmissão de dados, que já tem sido executada, e uma segunda sobre a modificação da interface para permitir relatar os tuítes tendenciosos.

A UEJF também protesta contra a recusa do Twitter em desenvolver uma plataforma que permita aos usuários relatar mensagens ilegais, como é o caso em outras redes sociais. “As funcionalidades precisam ser melhoradas, é um trabalho que, acredito, deverá ser feito nas próximas semanas”, disse Pellerin. No final de janeiro, o Tribunal de Grande Instância (TGI) de Paris ordenou que o site fornecesse informações para “identificar qualquer pessoa que tenha contribuído para a criação de tuítes claramente ilícitos”.

A decisão deveria ser aplicada, apesar da intenção do Twitter de apelar.
Por não cumprir essa decisão, a rede social e seu presidente, Dick Costolo, foram acusados criminalmente em março pela UEJF, que exigiu uma indenização de 38,5 milhões de euros que seriam doados ao Memorial do Holocausto.

Em um último episódio do caso, o Tribunal de Apelação constatou em junho que o Twitter não tinha fornecido os dados solicitados, nem justificação para essa atitude. Ele indeferiu a apelação. Novamente criticado após o ressurgimento de tuítes homofóbicos durante o debate sobre o casamento gay na França, o Twitter fez outras concessões sob a pressão de associações.
Assim, a SOS Homofobia dispõe há alguns meses de uma conta no Twitter “especial” que lhe permite identificar rapidamente hashtags homofóbicas.

Fonte: Info

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.