Na véspera de nova negociação salarial, greve dos bancários cresce, diz sindicato

imagesA greve dos bancários encerra seu 21º dia nesta quarta-feira (9). De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a paralisação se intensifica na véspera de nova rodada de negociação com a Fenaban (sindicato patronal).

Em São Paulo, 762 locais de trabalho aderiram a greve (sendo 753 agências bancárias e 9 centros administrativos). Ontem, 558 locais não abriram. O sindicato ainda informou que 24 mil trabalhadores ficaram de braços cruzados nesta quarta-feira.

Já o Comando Nacional dos Bancários revelou que, em todo país, 12.136 agências, centros administrativos e call centers de bancos privados e públicos não abriram. Ontem, 11.748 haviam aderido à paralisação.

Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93%, sendo 5% de aumento real. A primeira oferta dos bancos, em setembro, foi 6,1% de reajuste. Na sexta-feira passada, em nova proposta, aumentaram a correção para 7,1%. Ambas foram rejeitadas pelos trabalhadores.

Na quinta-feira (10), a partir das 10 horas, a Fenaban se reunirá com os representantes dos bancários para apresentar nova proposta.

IMPACTO DA GREVE

Enquanto os bancários e a Fenaban não chegam a um acordo, a greve, que já se arrasta por 21 dias, segue atrapalhando a vida e os negócios dos brasileiros.

Devido à paralisação, o comerciante Matias Nunes, 26 anos, não conseguiu, ainda, compensar 17 cheques, cada um no valor de aproximadamente R$ 190. Sem isso, segundo conta, não consegue limpar seu nome, que consta em cadastros de restrição ao crédito.

“Para mim essa greve é grave. Sou comerciante e estou com nome sujo. Estou tendo que usar o nome da minha mulher”, diz. Hoje, Nunes foi à agência do Banco do Brasil, na zona norte, e foi informado que o serviço não poderia ser feito.

A diretora escolar, Andrea Zink, 43, também relatou problemas por não poder acessar o serviço bancário. “Ontem fiz um depósito e ainda não caiu na minha conta. Vou viajar no sábado para os EUA e preciso do dinheiro para comprar dólares”, diz.

Já a preocupação da dona de casa Ione Santos, 67, é de que suas jóias –penhoradas na Caixa– sejam leiloadas por não conseguir renovar a hipoteca, que venceu um dia antes de a greve começar. “Preciso pagar para evitar o leilão”.

Embora em muitos casos as lotéricas sejam a alternativa para realizar serviços bancários, isso não quer dizer que o consumidor não será afetado. O aposentado José Navareno, 73, conta que teve que fazer duas viagens para pagar suas contas hoje. “Tive que passar no caixa eletrônico do banco primeiro para sacar dinheiro e depois vim para a lotérica”, explica. Também foi preciso enfrentar uma longa fila na lotérica.

Segundo Sincoesp (Sindicato dos Lotéricos de São Paulo) a greve dos bancários aumentou o volume atendimento das lotéricas em São Paulo em 50%, na primeira semana de outubro.

O QUE FAZER

Durante todo o período de greve, o autoatendimento nos caixas eletrônicos continua funcionando normalmente.

CONTAS EM ATRASO

As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.

No caso dos títulos de cobrança –condomínio, escola, academia, financiamentos– a orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente.

Caso o boleto seja do próprio banco e a agência estiver fechada, o pagamento pode ser feito no site do banco. Lá, é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas.

Basta acessar o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida inserir a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento.

Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos canais alternativos do banco.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.