Namorada de infância diz que ouviu de Bergoglio: ‘Se não casar, viro padre’

Na Argentina, os correspondentes Delis Ortiz e Rafael Sobrinho visitaram lugares que ajudam a recontar a trajetória do cardeal que se tornou papa e um pouco da vida pessoal do jesuíta Jorge Bergoglio.

Se há uma palavra que descreve o papa é “simplicidade”. É assim que diz a escritora Francesca, uma das autoras do livro “El jesuita”, que fala da vida de Jorge Bergoglio. “Ele vivia num fundo de um quartinho da catedral de Buenos Aires. Não imagino vivendo rodeado de luxo, no Vaticano”, diz.

A autora diz que, na juventude, Bergoglio dançava milonga, um ritmo acelerado do tango, e chegou a ter uma namorada antes de abraçar a vocação pastoral. Hoje, Amália disse que ouviu de Bergoglio: “Se você não se casar comigo, me tornarei padre.”

A irmã, Maria Elena Bergoglio, disse que não acreditava e tampouco queria que Bergoglio se tornasse papa, porque considera esse um caminho solitário.

Como todo argentino, o Papa Francisco ama futebol. “É torcedor fervoroso do San Lorenzo, mas não frequentava o estádio”, diz o sócio do clube, que exibe, com orgulho, as fotos do papa na primeira comunhão de um grupo de meninos.

Como jesuíta, Bergoglio fez dois votos: não aspirar cargos importantes e obedecer ao papa. “Prevaleceu o segundo, porque chegou ao Vaticano por convocação do papa”, diz o vice-provincial Andres Aguille.

Na década de 1970, durante a ditadura militar argentina, Bergoglio era a principal autoridade da congregação do país. Um jornalista o acusou, em um livro, de ter dado informações que resultaram na detenção de dois padres jesuítas que supostamente teriam ligações com grupos de esquerda. Em sua defesa, Bergoglio disse que há um documento que prova que, ao contrário, ele pediu oficialmente a renovação do visto de permanência na Argentina de um deles, Francisco Jalics, de origem húngara. Já o biografo do papa, Sérgio Rubin, diz que ele agiu secretamente para ajudar a retirar perseguidos políticos da Argentina, arrumando papéis e pessoas para ajudá-los a atravessar a fronteira.

Apesar dos rumores, o Papa Francisco tem posição semelhante ao antecessor, Bento XVI, e é contra o uso de preservativos.

Uma etapa da formação de Bergoglio foi no Colégio El Salvador, da Companhia de Jesus. Ele chegou a morar no lugar duas vezes. A primeira, em 1966, antes de ser ordenado sacerdote. A segunda, antes de se tornar bispo, em 1969. Ele deu aulas de literatura para o segundo grau. Foi capelão e tutor de alunos.

Hoje, nas classes, o novo papa era a inspiração dos estudantes. Francisco brinca: “Se Bergoglio virou papa, por que não eu?”.

Fonte: Jornal Nacional

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.