Nicolás Maduro toma posse como presidente da Venezuela

Maduro recebe faixa durante cerimônia de posse em Caracas Foto: AFPVencedor das eleições do último domingo, Nicolás Maduro tomou posse nesta sexta-feira como presidente da Venezuela para ficar no poder até 2019, quando completará o mandato iniciado em 10 de janeiro pelo falecido líder Hugo Chávez. Durante a cerimônia, um homem tirou o microfone de Maduro, que interrompeu por alguns minutos seu discurso de posse.

 “Juro diante desta Constituição aprovada pelo povo”, disse Maduro no início de um longo pronunciamento, à frente do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, responsável por empossá-lo.

Após o juramento, Cabello pediu a María Gabriela Chávez, filha de Hugo Chávez, que o acompanhasse para colocarem juntos a faixa presidencial em Maduro.

O novo presidente recebeu os símbolos da Chefia do Estado diante de um retrato de Simón Bolívar e outro de Chávez no qual apareciam escritas as palavras “até a vitória sempre comandante”.

Depois soou uma gravação com o hino da Venezuela, cantado por Chávez em um de seus tantos atos públicos.

A cerimônia de posse aconteceu sem a presença da bancada opositora, cujos 65 deputados optaram por não comparecer. A oposição, liderada por Henrique Capriles, aguardar a recontagem de 100% dos votos da eleição e alega que, até então, Maduro é um presidente ilegítimo.

 Participaram do ato chefes de Estado e de Governo de 17 países e mais de 60 delegações oficiais, enrte eles a presidente brasileira Dilma Rousseff, a argentina Cristina Kirchner, o boliviano Evo Morales e o iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

 “Poderiam ter me dado um tiro”

“Falhou a segurança, absolutamente”, admitiu Maduro depois que um homem vestindo uma jaqueta vemelha invadiu a cerimônia de posse e tirou seu microfone. “Poderiam ter me dado um tiro aqui”, completou, assinalando que “mesmo um companheiro que possa trazer objetivamente algo a dizer, qualquer cidadão tem que entender que este é um evento que tem suas regras e deve ser respeitado”.

Maduro declarou, posteriormente, que o fato era “incidente superado” e disse que depois conversarão “com o rapaz” para saber os motivos que o levarão a praticar tal ato.

O novo presidente aproveitou para dizer que isto lembra dois temas: segurança e disciplina do povo para “eventos desta característica”.

“Eu não tenho problemas, minha vida está a serviço da pátria, devem cuidar de mim, de alguma maneira devem cuidar de mim”, acrescentou Maduro, retomando posteriormente seu discurso.

 Estiveram ausentes da sessão os 65 deputados de oposição que se negam a reconhecer Maduro até que a apuração de 100% dos votos seja refeita, ação solicitada pelo candidato opositor Henrique Capriles.

Fonte: Terra

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.