No Brasil redemocratizado aparecem os escândalos

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Deputado Federal Gonzaga Patriota

Até conquistar a sua plena democracia, com a promulgação da Constituição Cidadã por Ulisses Guimarães, o Brasil era um país pobre e escondido do mundo. Hoje, com mais de 80% da sua população vivendo acima da linha de pobreza, nosso país se destaca até de países antes considerados como de primeiro mundo.

A democracia trouxe liberdade, equilíbrio social, melhor distribuição de renda, salário mínimo de 300 dólares e, sobretudo, mais rigor na fiscalização da coisa pública.

Na ditadura, quantos escândalos ocorreram sem que o povo tomasse conhecimento? Quantos brasileiros foram assassinados, torturados, explorados em todos os sentidos e, sequer os meios de comunicação podiam levar a público essas informações? Agora, com o país redemocratizado, a realidade é diferente, quem erra aqui, paga pelo seu erro aqui, é o caso de malversações com o erário público, praticadas por gente graúda, que agora são penalizadas, independentemente das suas posições sociais, religiosas ou em qualquer outra esfera.

Isso começou com o impeachment do então Presidente da República Fernando Collor de Melo, em 1993. Depois com os mensalões do PSDB, em que foi denunciado o então Governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, seguido o do PT, agora julgado pelo Supremo Tribunal Federal, com vinte e cinco acusados condenados à prisão e, depois de centenas de Operações da Polícia Federal, com políticos, magistrados, procuradores, religiosos, empresários, policiais e mais tanta gente denunciada, veio à chamada Operação Porto Seguro, envolvendo a Chefe de Gabinete da Presidência da República, em São Paulo, Rosemary Noronha.

Uma coisa é o governo, o bem público, outra coisa é a família, o seu patrimônio, o seu país. A confusão entre interesse de família e interesse pessoal, com o interesse público, leva à corrupção e é o cupim que danifica a democracia.

Depois da redemocratização que custou sangue e suor de muitos patriotas, no Brasil começaram a aparecer os desmandos que, por anos afio existiram e não eram do conhecimento do povo. Quem está debaixo, reclama de quem está no poder, na chefia, no comandando, denunciando, falando mal, reclamando até chegar a esse importante posto.

Nas agremiações partidárias brasileiras, as coisas não foram diferentes. Aconteceu com o velho MDB que, depois de muitas xingações, chegou ao mais alto posto da administração pública brasileira, a Presidência da República, com José Sarney, que veio da velha ARENA. Depois de uma misturada de direita com esquerda, foi à vez da então ainda nova agremiação política, o PSDB governar o nosso quase continente por oito anos. Aí chegou o PT que levou seu ídolo maior, Luiz Inácio Lula da Silva – Lula, a Presidência da República, também por oito anos e, por fim, a trabalhista Dilma Rousseff, a primeira mulher a governar o Brasil.

Agora, sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais e, perder até mesmo em São Paulo, na última disputa municipal, o PSDB e seus aliados, na mídia e em outras instituições nacionais, partem para o vale-tudo, na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário, que não conseguiram vencer nas urnas, que é o Partido dos Trabalhadores.

O PT reclama do PSDB, mas nada disso exime esse grande Partido Político e o seu líder maior, o ex-presidente Lula, desses desmandos. Cabe a todos eles virem a público para dar explicações à sociedade, porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.

A bonita história do Partido dos Trabalhadores, que foi fundamental nessa redemocratização que vivemos, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder, merecem que seus líderes venham a público, não só para responder ao PSDB e às denúncias sobre o Mensalão e a Operação Porto Seguro, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.

Chegou a hora da verdade para Lula e para o PT. É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do Mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República, em São Paulo. Esse Partido Político não pode ficar eternamente culpando os adversários pelos males que afligem a sociedade brasileira, porque isso não resolve nada.

Mais do que tudo, cabe aos que tiveram papel importante na luta pela redemocratização do país, trazer horizontes políticos e partidários para a juventude que começa a desacreditar na política, porque lhe falta referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura, em busca da democracia e que agora precisamos todos zelar por ela.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.