No Facebook, Eduardo Campos defende fim da reeleição

O governador Eduardo Campos (PSB) utilizou a sua conta no Facebook para defender a realização de uma reforma política que acabe com a reeleição para o Poder Executivo. “Se me coubesse a tarefa de fazer uma reforma política, sabe a primeira coisa que eu faria? Acabar com a reeleição. Tem gente que faz qualquer coisa pela reeleição e as consequências a gente sofre lá na frente”, escreveu o socialista, reeleito em 2010 para o Palácio Campo das Princesas. A declaração era uma resposta a um dos seguidores do governador, que questionou a realização de alinças políticas que visam a governabilidade. A pergunta foi a deixa para que o pré-candidato à Presidência defendesse a realização de uma reforma política.

Além de acabar com o segundo mandato, o governador defendeu outras medidas para reformar o processo eleitoral no País. Quer, por exemplo, que todos pleitos ocorram uma vez só, para eleger presidente, governadores, prefeitos e parlamentares em um único ano. As eleições para o legislativo e executivo poderiam ocorrer com três meses de diferença como é no modelo francês, defendeu Campos. “Um pleito a cada dois anos paralisa o país porque todo ano é eleitoral ou pré-eleitoral. E daí surgem os acordos que nem sempre (ou quase nunca) são bons para o país”, afirmou o socialista.

Em plena articulação da própria candidatura presidencial, o governador ainda quer minimizar o papel das alianças partidárias no processo eleitoral, acabando com a soma do tempo de rádio e TV dos partidos aliados no caso de uma coligação. “Isso reduziria muito os acordos eleitorais, que resultam em compensações posteriores”, explica. Nesse caso, os candidatos a um cargo majoritário concorreriam apenas com os tempos de seu partido. Se a regra valesse hoje, favoreceria o próprio socialista, que por enquanto tem apenas o tempo do PSB para enfrentar as coligações puxadas por PT e PSDB. Campos gostaria de atingir algo entre quatro e cinco minutos de TV para vencer o desconhecimento que seu nome tem no eleitorado e, para isso, o PSB já trabalha a atração de quatro legendas: PDT, PPS, PV e Solidariedade para o palanque nacional em 2014.

Leia também: PSB quer atrair PDT, PPS, PV e Solidariedade para alcançar quatro minutos de TV para Eduardo Campos

Documento programático da Rede e PSB defende reformas política, agrária, fiscal e de Estado

Para Eduardo Campos, eleição de 2014 vai superar crise de expectativa

Na postagem que originou o comentário, o governador revela que foi procurado por um investidor na Inglaterra que o questionou sobre o que poderia ser feito para reverter os números negativos da economia brasileira. “Eu falei para ele que todo brasileiro sabe o que precisa ser feito, pois esse assunto ocupa nosso noticiário com muita frequência: o Brasil precisa fazer suas reformas”, disse. Durante o primeiro seminário da Rede e do PSB, no final de outubro, o tema chegou a ser discutido e as duas legendas sairam de lá com um documento que aponta as reformas política, agrária, fiscal e de Estado como desafios para o futuro do Brasil.

No texto, Campos diz que o que emperra a realização das reformas no País é que elas são pensadas para serem feitas a curto e médio prazo, o que acaba prejudicando interesses políticos imediatos e emperrando o debate. A ideia tem sido defendida pelo governador em discursos há alguns meses. “Reformas profundas têm que ser trabalhadas para além do horizonte de um governo. Aí você diminui a resistência de quem só enxerga o prejuízo imediato e não vê o benefício de longo prazo”, escreve na rede social. A reforma tributária, prevê, precisaria de ao menos 12 anos para sair do papel. “Se Fernando Henrique ou Lula tivessem começado, nós já viveríamos num país com menos imposto e tributação mais justa”, alfineta.

Unir lado técnico e político

Na resposta que deu ao seguidor, Eduardo Campos defendeu ainda a necessidade de um nome capaz de unir o lado técnico e político para ocupar importantes cargos públicos. “acho que o melhor perfil para se ocupar um ministério ou qualquer cargo público de relevância é somar capacidade técnica com sensibilidade política. Um técnico puro muitas vezes só enxerga os números das planilhas. E governo não é igual a empresas, cujo objetivo maior é o resultado financeiro”, diz.

O texto serve para vender o próprio currículo como melhor nome para alcançar a Presidência, mas acaba refletindo a situação do PSB pernambucano, que espera a escolha do governador para o nome que irá disputar a candidatura à sucessão no próximo ano. Há pelo menos meia dúzia de postulantes dentro do partido, com perfis diversos entre técnico e político. Dentre os principais nomes citados estão os do ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, do ex-governador João Lyra Neto, e dos secretários estaduais de Fazenda, Paulo Câmara, e da Casa Civil, Tadeu Alencar.

Em 2012, Campos apostou em um perfil puramente técnico para disputar a Prefeitura do Recife: Geraldo Julio. A eleição de 2014, porém, vai ser diferente porque o governador terá que se dedicar a candidatura presidencial e não poderá dedicar tanto tempo a disputa local, o que favoreceria o lançamento de um nome que pudesse “caminhar com as próprias pernas” pelo Estado.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.