No Recife, Cisam é reaberto com novos leitos após um ano fechado

eduardo_com_sec_de_saudeApós um ano e um mês fechado, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), da Universidade de Pernambuco (UPE), foi reinaugurado nesta segunda-feira (2) em cerimônia realizada no bairro da Encruzilhada, área central do Recife. Os atendimentos, no entanto, só serão abertos para o público a partir da terça (3). A unidade estava em obras estruturais desde março deste ano.

A reforma custou R$ 15 milhões e o Cisam agora retorna com mais 104 leitos maternos. Na cerimônia de reabertura, o governador Eduardo Campos destacou a importância de a unidade retomar os atendimentos. “É fundamental essa maternidade para a assistência da mulher e das crianças. Vamos ter mais de 300 partos por mês, com unidade de terapia intensiva. Aqui são feitos os partos e as cesarianas de maior risco. E agora mais 100 profissionais foram contratados para que o Cisam possa operar com qualidade”, disse.

Também conhecida como “maternidade da Encruzilhada”, o Cisam é uma referência de atendimento à mulher grávida e ao recém-nascido de alto risco. O prédio da unidade tem 63 anos de funcionamento e havia sido fechado para reforma com conclusão prevista para setembro deste ano. Vazamentos de corrente elétrica, equipamentos danificados, problemas de infiltração, telhas caídas e risco de desabamento foram os motivos da interdição para a obra.

De acordo com a diretora do Cisam, Fátima Maia, foram feitas requalificações nas áreas de emergência obstétrica, sala de parto e bloco cirúrgico, que já voltam a funcionar nesta terça (3). Já os 104 leitos da UTI Materna entram em funcionamento em janeiro de 2014. As consultas para ginecologista poderão ser marcadas a partir do dia 15 de dezembro. A equipe médica conta com  o reforço de 117 novos profissionais. O prédio também ganhou uma sala vermelha para atender as gestantes de risco. “[A obra] atrasou porque resolvemos fazer a requalificação de algumas áreas que eram importantes para a assistência, considerando inclusive o investimento do Governo do Estado”, explicou Maia.

No total, 111 leitos neonatais vão dar conta dos recém-nascidos de alto risco. Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, foi necessário mais tempo para pensar na reforma adequada. “No processo de reforma, vimos também que era preciso fazer novas adequações a novas normas da Anvisa, do Ministério da Saúde, pra dar mais conforto a gestante”, pontuou.

Política
Em conversa com jornalistas, o governador comentou o resultado da última pesquisa Datafolha, divulgada no último sábado (30), em que ele aparece com 11% das intenções de voto, atrás de Aécio Neves (19%) e da presidente Dilma Rousseff (47%).

“Elas [as pesquisas] continuam a dizer exatamente a mesma coisa, que há um forte desejo de mudança”, afirmou, dizendo que o levantamento aponta que “60% da população deseja mudança”. “Na última eleição, em 2010, a essa altura, 60% da população queria continuidade. Então agora inverteu exatamente o sentido da seta, o sentido do vento”, completou.

O governador também aproveitou a ocasião da reinauguração do Cisam para pedir aos presentes uma homenagem ao governador de Sergipe, Marcelo Déda, que morreu em decorrência de um câncer na madrugada desta segunda (2), em São Paulo. “Lamento profundamente sua partida não apenas como o cidadão e homem público exemplar que foi, mas também, e em grande medida, como um dos grandes amigos que fiz na vida”, disse Campos, em nota.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.