No Rio, jovens criam entidade para aproximar o cidadão das decisões políticas da cidade
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Diante do contexto de transformações urbanas cada vez mais velozes e da ação participativa de comunidades na internet, um grupo de jovens criou o Meu Rio, uma organização de mobilização social independente, apartidária e sem fins lucrativos que aproxima o cidadão carioca das decisões políticas da cidade.
“Em 2009, o Rio foi escolhido como sede das Olimpíadas, e o Brasil já tinha sido nomeado sede da Copa 2014. A gente olhou para o que estava acontecendo e ficou preocupado. A cidade vai mudar de uma maneira que não reflete necessariamente os anseios e os sonhos das pessoas que moram na cidade”, conta Alessandra Orofino, 23, co-fundadora da ONG.
A organização faz parte da incubadora Purpose, que ajuda na criação de organizações de mobilização social em diversas partes do mundo, como a comunidade internacional de campanhas on-line Avaaz, que recentemente conseguiu levantar mais de 1,6 milhão de assinaturas na petição a favor da saída de Renan Calheiros da presidência do Senado.
Um grande case de mobilização do Meu Rio foi a petição contra a demolição da Escola Municipal Friedenreich, localizada no complexo do Maracanã, em outubro do ano passado. Por conta das obras de reforma do estádio, o governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro aprovaram que a escola fosse destruída para dar lugar a uma quadra de treinamento provisória.
Só esqueceram um detalhe: a Escola Municipal Friedenreich é a quarta melhor da cidade, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), e exemplar no trabalho de integração de alunos com necessidades especiais. Procurado por uma mãe de aluno, o Meu Rio criou um abaixo-assinado em apoio a uma carta escrita pela aluna Bia, 9, que pedia para escola não ser demolida. Mais de 20 mil cariocas assinaram e começaram a participar das ações que a Meu Rio criou para defender a escola.
Em fevereiro deste ano, veio a confirmação: a escola só sairá do lugar quando a outra estiver pronta. Ainda assim, a Meu Rio está no momento conversando com pais e professores para entender como fiscalizar e garantir que essa cláusula não só será obedecida como também respeitará questões fundamentais, como a realocação de todo corpo educacional.
“Se as pessoas não se organizarem agora, o que eu acho que já está acontecendo, o risco seria olharmos para a cidade no futuro e descobrirmos que ela não reflete mais nossos anseios e sonhos. Mas a questão não é se a gente quer fazer a mudança, mas se queremos participar da mudança que vai acontecer.
Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.
Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.
Fonte: Folha de São Paulo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário