No Rio, jovens criam entidade para aproximar o cidadão das decisões políticas da cidade

Alessandra Orofino, 23, co-fundadora do Meu Rio Diante do contexto de transformações urbanas cada vez mais velozes e da ação participativa de comunidades na internet, um grupo de jovens criou o Meu Rio, uma organização de mobilização social independente, apartidária e sem fins lucrativos que aproxima o cidadão carioca das decisões políticas da cidade.

“Em 2009, o Rio foi escolhido como sede das Olimpíadas, e o Brasil já tinha sido nomeado sede da Copa 2014. A gente olhou para o que estava acontecendo e ficou preocupado. A cidade vai mudar de uma maneira que não reflete necessariamente os anseios e os sonhos das pessoas que moram na cidade”, conta Alessandra Orofino, 23, co-fundadora da ONG.

A organização faz parte da incubadora Purpose, que ajuda na criação de organizações de mobilização social em diversas partes do mundo, como a comunidade internacional de campanhas on-line Avaaz, que recentemente conseguiu levantar mais de 1,6 milhão de assinaturas na petição a favor da saída de Renan Calheiros da presidência do Senado.

Um grande case de mobilização do Meu Rio foi a petição contra a demolição da Escola Municipal Friedenreich, localizada no complexo do Maracanã, em outubro do ano passado. Por conta das obras de reforma do estádio, o governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro aprovaram que a escola fosse destruída para dar lugar a uma quadra de treinamento provisória.

Só esqueceram um detalhe: a Escola Municipal Friedenreich é a quarta melhor da cidade, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), e exemplar no trabalho de integração de alunos com necessidades especiais. Procurado por uma mãe de aluno, o Meu Rio criou um abaixo-assinado em apoio a uma carta escrita pela aluna Bia, 9, que pedia para escola não ser demolida. Mais de 20 mil cariocas assinaram e começaram a participar das ações que a Meu Rio criou para defender a escola.

Em fevereiro deste ano, veio a confirmação: a escola só sairá do lugar quando a outra estiver pronta. Ainda assim, a Meu Rio está no momento conversando com pais e professores para entender como fiscalizar e garantir que essa cláusula não só será obedecida como também respeitará questões fundamentais, como a realocação de todo corpo educacional.

“Se as pessoas não se organizarem agora, o que eu acho que já está acontecendo, o risco seria olharmos para a cidade no futuro e descobrirmos que ela não reflete mais nossos anseios e sonhos. Mas a questão não é se a gente quer fazer a mudança, mas se queremos participar da mudança que vai acontecer.

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e aqui, no Empreendedor Social.

Fonte: Folha de São Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.