Nova lei seca mostra a força

A tolerância zero para condutores de veículos que dirigem após a ingestão de bebida alcoólica já apresenta resultados consistentes em Pernambuco. Mais que dobrou o número de flagrantes de motoristas com álcool no sangue, acima do permitido por lei, subindo de 11 para 23, nos dias 1º, 2 e 3. Esse dado corresponde a um aumento de 109% em relação ao fim de semana anterior, quando a margem de condescendência ainda era de 0,10 miligrama de álcool por litro de ar. Agora, se o bafômetro marcar mais de 0,05 miligrama, o motorista é autuado em flagrante, paga multa de R$ 1.915,30 e responde por infração gravíssima.

Além dos 23 flagrantes, no último fim de semana, 33 motoristas se recusaram a fazer o exame e seis foram presos porque o teste do bafômetro ultrapassou o limite de 0,34 miligrama por litro de ar. Nesse caso, a infração deixa de ser por constatação e passa a se configurar como crime de trânsito. Na prática, é como se o motorista assumisse o risco de matar ao consumir bebida alcoólica. Por isso, ele é encaminhado à delegacia mais próxima. Além da multa e da suspensão da carteira, pode pagar fiança ou cumprir pena de seis meses a três anos. Já nos exames de sangue, a tolerância é zero. Na condição de o condutor ser reincidente em menos de um ano, terá que desembolsar o valor dobrado da multa: R$ 3.830,80.

Na sexta, sábado e domingo passados, foram abordados 3.711 veículos em todo o Estado. Desse total, foram multados 226, o que corresponde a 6,09% dos parados em blitz. Além disso, 72 carteiras de habilitação foram recolhidas. No fim de semana anterior, foram multados 238 (7,08% dos veículos abordados) e retirados de circulação 46 documentos.

Em entrevista por telefone, André Cavalcanti, coordenador-executivo da Operação Lei Seca, afirma que o aumento do número de infrações por causa da presença de álcool no sangue, acima do permitido por lei, já era esperado. “Anteriormente, muitas abordagens ficavam entre 0,05 e 0,10 miligrama de álcool por litro de ar. Agora, como o limite baixou para 0,05, consequentemente elevaram-se os flagrantes por teste de bafômetro. De todo modo, penso que a conscientização da população está mudando para melhor, com o tempo, visto que o número de abordagens vem aumentando”, analisa.

Em dezembro do ano passado, o governo federal já havia endurecido em relação à Operação Lei Seca. Com a nova lei nº 12.760/2012, além do bafômetro e dos exames de sangue e clínico, passaram a ser admitidos como provas da embriaguez vídeos, depoimentos de policiais e de outras testemunhas. Sinais como olhos vermelhos, odor de álcool no hálito, agressividade, e dispersão também são levados em consideração. Além da intensificação da lei seca nos fins de semana, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou na semana passada o reforço de 2.890 profissionais para atuar nos dias de folia.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.