Novo PlayStation pode ajudar a Sony no desafio de combinar hardware e conteúdo

Kazuo Hirai, futuro executivo-chefe da Sony, fala com jornalistas na sede da empresa, em TóquioDepois de meses e especulações, o novo PlayStation deve ser apresentado hoje em Nova York, em um novo capítulo do desafio da Sony de combinar conteúdo e hardware. Tornar essa união realidade é um dos principais desafios de Kazuo Hirai, que se tornou presidente-executivo da Sony em abril de 2012.

Internamente, porém, Hirai enfrenta um desafio ainda maior: cicatrizar a cisão que opõe a velha guarda formada por engenheiros, em geral japoneses, aos defensores do conteúdo que pouco se importam com aparelhos, muitos dos quais empregados das divisões de cinema e música nos Estados Unidos.

Em 2005, quando o britânico Howard Stringer tornou-se o primeiro estrangeiro a comandar a Sony, acabar com essa divisão foi uma de suas metas. Mas, incapaz de falar japonês e passando mais tempo fora do Japão do que lá, Stringer enfrentava dificuldades para ter sucesso.A divergência surgiu na metade dos anos 90, quando a Sony começou a priorizar o conteúdo e as redes.

Executivos da época dizem que ele jamais esteve certo de que seus subordinados no Japão ouviam o que solicitava, entendiam o que dizia e agiram como instruía. Às vezes, ele descobria tarde demais mudanças desastrosas.

Os engenheiros da Sony no Japão se ressentiam de um chefe que viam como pouco disposto a respeitar as raízes da empresa como fabricante de sucesso, porque passava tempo demais convivendo com celebridades no exterior.

A escassez de lançamentos e a subsequente perda de mercado para a Apple e a Samsung deu à velha guarda munição para atacar.

A janela para uma reconciliação se fechou em 2008. O choque da quebra do Lehman Brothers e a recessão mundial subsequente forçaram Stringer a demitir 16 mil funcionários e cortar US$ 3 bilhões em despesas. O terremoto e o tsunami de março de 2011, no Japão, desmantelaram as cadeias de suprimento. Inundações na Tailândia, em julho de 2011, paralisaram de novo a produção.

PRESIDENTE HÍBRIDO

Hirai difere de seus dois predecessores orientados ao conteúdo por ter um background mais híbrido. Nascido no Japão, morou por cerca de 20 anos nos Estados Unidos, parte dos quais na infância, quando seu pai, executivo financeiro, garantiu que ele se tornasse bilíngue e bicultural, capaz de conversar e conquistar pelo charme, ao modo ocidental, mas também de se conformar às expectativas de consenso de seus colegas japoneses.

O que ajudou em sua ascensão foram os 100 milhões de usuários conquistados pela plataforma on-line do PlayStation, que continua a ser o único sucesso da Sony na combinação entre conteúdo e hardware. A era de Hirai oferece motivos de otimismo. Mas na família Sony há quem fale da possibilidade de um futuro mais sombrio.

Um dos cenários é a compra por um fundo de investimentos, que a dividiria e a venderia em fatias. A Sony não é a única companhia de tecnologia japonesa prejudicada pela baixa cotação de suas ações, mas é um alvo de aquisição mais fácil, pois tem elos mais fracos com grandes bancos do que concorrentes como a Panasonic e a Sharp.

“O trabalho não é fácil. Sei disso”, afirmou Hirai antes de assumir sua nova missão.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.