Novo prédio da Funase no Recife terá capacidade para abrigar 240 jovens

aO Centro de Internação Provisória (Cenip) do Bongi, na Zona Oeste do Recife, ligado à Fundação de Atendimento Socioeducativo, que acolhe adolescentes de 12 a 18 anos em conflito com a lei, começou a ser demolido nesta terça-feira (20). O início da derrubada do imóvel, onde foi registrada a fuga de 92 jovens no últimdo domingo (18), contou com a presença do governador Eduardo Campos. Ele assinou ordem de serviço para a construção de uma nova unidade no mesmo local, com 240 vagas. Teoricamente, jovens apreendidos pela polícia devem ficar no centro por no máximo 45 dias enquanto aguardam decisão judicial ou transferência para outra unidade. O custo da obra, que deve ficar pronta em 8 meses, é de R$ 25, 7 milhões.

O Cenip que começou a ser destruído tem capacidade para 90 jovens, mas abriga 209 internos. Cinquenta e nove adolescentes que escaparam no domingo já foram encontrados pela polícia, conforme informou a Funase na manhã de hoje. A nova unidade vai contar com quatro prédios, com 60 vagas cada, construídos por etapas. Primeiro, será demolido o setor administrativo do Cenip e, posteriormente, a unidade de internamento. Durante as obras, os internos vão permanecer no Cenip e serão relocados à medida que as novas alas fiquem prontas.

Para o secretário da Infância e da Juventude de Pernambuco, Pedro Eurico, a ressocialização em meio fechado ‘é a ponta do iceberg’. “Estamos trabalhando na ressocialização em meio aberto, em liberdade assistida, mas os municípios também precisam fazer a sua parte”, afirmou, após assinar a ordem de serviço ao lado do governador e do presidente da Funase, Eustácio Borges.

De acordo com Eduardo Campos, o desafio é uma responsabilidade do estado em conjunto com a sociedade. “Precisamos incentivar mais e mais as medidas protetivas que fazem com que as crianças fiquem em meio aberto, acompanhados por psicólogos, assistentes sociais”, declarou. Ele concorda com Pedro Eurico e acredita que o internamento em uma unidade de socioeducação deve ser a última alternativa. “Não há a integração desejada. Precisamos de medidas desde a prevenção até a assistência social e, enfim, a construção de equipamentos como unidades da Funase, para quando todas as outras alternativas falharem.  Muitas vezes, vem o internamento porque falta no município a política de abrigamento dessas crianças. Essas crianças e jovens são internadas de forma desnecessária e posso dizer até absurda”, alegou.

Hoje, Pernambuco tem 1.600 crianças e adolescentes internadas em unidades de atendimento socioeducativo, embora o estado só possa abrigar de forma aceitável 600 jovens, de acordo com o governador. Em todo o estado, estão sendo construídas quatro novas unidades, contando com o prédio do Cenip do Bongi.

“Nós estamos nesse momento gerando mais 500 vagas nessa situação em todo o estado. Já temos 600 em situação aceitável, porque o modelo indica que no máximo nós deveremos ter em Pernambuco em torno de 1.000 crianças e jovens sob responsabilidade do estado. Estamos gerando 1.100 vagas de qualidade para que, ao lado dessas novas vagas, tenhamos também uma política de liberdade assistida.”

A nova unidade do Cenip terá duas quadras polivalentes; um bloco central, comum às quatro unidades, com portaria, administração e serviços; um campo de futebol society; um espaço de uso múltiplo; e um espaço ecumênico, comum aos quatro blocos.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.