Novos ataques no Iraque deixam 30 mortos nesta quinta-feira

A explosão de uma série de bombas no Iraque, dentre elas uma cujo alvo foi um governador provincial, matou pelo menos 30 pessoas e deixou dezenas de feridas nesta quinta-feira (30).

O Iraque passa pela pior onda de violência desde a retirada das forças norte-americanas em 2011, aumentando os temores de que o país está voltando para a situação de confrontos sectários, que o deixou à beira de uma guerra civil nos anos que se seguiram à invasão, liderada pelos Estados Unidos.

Mais de 500 pessoas foram mortas somente em maio, mas houve uma intensificação dos ataques nas últimas duas semanas. O mês anterior foi o mais violento no Iraque desde junho de 2008, segundo contagem da Organização das Nações Unidas (ONU), que contabilizou mais de 700 mortes em abril no país por causa da violência.

O escritório do primeiro-ministro Nouri al-Maliki informou que ele passou três horas inspecionando postos de verificação em toda da capital na noite passada, o que mostra a crescente preocupação com a capacidade das forças de segurança de conter a violência.

Autoridades em Bagdá também anunciaram uma proibição, que passa a vigorar na manhã de sexta-feira (31), para que carros circulem com placas temporárias, situação comum no pós-guerra. Há anos é muito difícil obter novas placas, que geralmente são de modelos antigos e mais difíceis de rastrear. Autoridades afirmam que elas são geralmente usadas em carros-bomba.

A maioria das explosões aconteceu em Bagdá. Carros-bomba mataram quatro pessoas no bairro xiita de Binouq e três morreram após a detonação de uma bomba num mercado de peças de carro no centro da capital, informou a polícia.

No bairro de xiita de Ur, também na capital, um carro-bomba que estava estacionado explodiu perto de uma patrulha do Exército, matando quatro pessoas e deixando 17 feridos, disse a polícia.

Policiais também informaram que uma bomba colocada à margem de uma via explodiu perto de uma patrulha policial no bairro xiita de Karradah, matando três pessoas. Em Shaab, bairro xiita do norte da capital, um carro-bomba explodiu numa área comercial, seis civis morreram e 17 ficaram feridos.

Na localidade sunita de Azamiyah, também no norte da capital, uma bomba explodiu perto de um comboio militar, matando três pessoas, dentre elas dois soldados, segundo a polícia. Outras 14 pessoas ficaram feridas no ataque. Em Saydiyah, o ataque a uma patrulha policial feriu seis pessoas. Os números foram confirmados por funcionários de hospitais.

Na província de Anbar, o governador escapou de uma tentativa de assassinato quando um suicida jogou um carro cheio de explosivos contra seu comboio, informou o vice-governador Dhari Akan. O governador saiu ileso, mas um de seus guardas ficou ferido. Anbar é uma grande província, predominantemente sunita, a oeste de Bagdá, que há meses é o centro de protestos contra o governo, liderado por xiitas.

Na cidade de Mosul, dois policiais disseram que um suicida matou três pessoas ao detonar os explosivos que levava junto ao corpo, num posto de verificação federal. Mosul é um ex-reduto insurgente, localizado a cerca de 360 quilômetros a noroeste de Bagdá.

A oeste de Mosul, na cidade de Tal Afar um suicida explodiu um carro cheio de explosivos contra um posto de verificação, matando dois integrantes das forças de segurança e dois civis, além de ferir oito pessoas.

O enviado da ONU ao Iraque, Martin Kobler, pediu aos líderes que “tirem o país deste caos” urgentemente. “A violência sistêmica está pronta para explodir a qualquer momento”, disse ele em comunicado. Nenhum grupo havia assumido a responsabilidade pelos ataques, mas as autoridades consideram que eles tenham sido realizados pelo braço da Al-Qaeda no Iraque, que com frequência ataca civis e forças de segurança.

Outros grupos militantes também têm elevado suas atividades nos últimos meses, dentre eles o Exército dos Homens da Ordem Naqshabandi, que tem ligação com membros do agora proibido partido Baath, de Saddam Hussein.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.