Novos dados mostram que negros votaram mais do que brancos nas eleições de 2012 nos EUA

Recentemente, o Census Bureau dos Estados Unidos –similar ao nosso IBGE–, divulgou um novo estudo sobre a eleição presidencial de novembro de 2012, corrigindo análises feitas a partir de sondagens de boca de urna.

Segundo o Bureau, a participação eleitoral dos negros americanos vem aumentando regularmente desde 2004 e, em 2012, ultrapassou a participação dos eleitores brancos. Assim, 66,2% dos cidadãos negros foram votar em novembro do ano passado, enquanto a taxa dos cidadãos brancos foi de 64,1%.

Como é sabido, o voto não é obrigatório dos Estados Unidos e o absenteísmo eleitoral sempre preocupou os dirigentes americanos. No entanto, os estudos mais recentes demonstram uma evolução mais significativa. A participação eleitoral dos brancos vem declinando, enquanto a participação global dos não brancos (dos afro-americanos, latinos e asiático-americanos) nas eleições, vem aumentando e atingiu 26,3% em 2012, sua maior porcentagem histórica.

Completando a análise dos dados do Census Bureau, o instituto de sondagens Pew Research Center observa que o número de eleitores latinos (ou hispânicos) cresceu em números absolutos, integrando mais 1,4 milhão de eleitores entre 2008 e 2012, mas diminuiu em números relativos. Desse modo, contrariamente ao que se escreveu depois da presidencial de novembro, a participação eleitoral dos latinos (48,0%) foi bem menor que a dos brancos (66,2%) e dos negros (64,1%).

Também se havia escrito que a reeleição de Obama foi favorecida pelo aumento da participação eleitoral dos jovens. Mas não foi bem assim. Na realidade, a porcentagem de votantes da faixa etária 18-24 anos, diminuiu bastante entre 2008 (48,5%) e 2012 (41,2%). Ou seja, em cada 10 jovens americanos com idade de votar, 6 ficaram em casa no dia que Obama foi reeleito.

Contudo, o quadro geral permanece desfavorável aos republicanos, cujo eleitorado é predominantemente branco. No do que diz respeito aos eleitores negros, sabe-se que eles votaram maciçamente –numa porcentagem de 93%– em Obama.

Além do mais, a evolução demográfica registra um declínio progressivo da população branca americana. O contingente dos americanos não brancos em idade de votar alcançará 37,2% em 2020 e 54,8% da população americana com mais de 18 anos em 2060.

Vale lembrar que em novembro de 2012, Barack Obama recebeu 82,3% dos votos dos eleitores não brancos.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.