Novos juízes do TJPE julgam 27.177 processos em nove meses

Os trinta e dois novos juízes do Tribunal de Justiça de Pernambuco julgaram 27.177 processos em nove meses de atuação. Os dados de produtividade do grupo foram divulgados pela supervisora do Estágio Probatório, juíza Mariana Vargas, durante o II Encontro de Vitaliciamento e Mentoria realizado pela Corregedoria Geral da Justiça, em Gravatá/PE. “O número significativo de processos julgados revela a disposição e a capacidade de trabalho dos novos magistrados”, destacou o corregedor geral da Justiça, desembargador Frederico Neves.

O evento aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de maio. A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jovaldo Nunes, e pelo corregedor geral da Justiça, desembargador Frederico Neves, e contou com a palestra “Líderes Inspiradores”, do professor Luiz Edmundo Rosa. Na ocasião, o presidente Jovaldo Nunes realçou a importância do trabalho em equipe e da integração dos magistrados para a superação dos desafios da Instituição.

No segundo dia, pela manhã, os magistrados reuniram-se para falar sobre Mentoria Organizacional. Mentores e mentorados assistiram a uma apresentação do consultor Paulo Erlich e depois trocaram impressões sobre suas experiências no programa.

À tarde, a juíza Mariana Vargas conversou com os juízes Vitaliciandos sobre produtividade, Mutirão de Contagem Eletrônica, taxa de congestionamento e sobre as metas instituídas pelo Conselho Nacional da Justiça e pela ENASP. Em seguida, os juízes corregedores auxiliares Dario Rodrigues, André Machado e Henrique Coelho falaram sobre inspeções e correições dos serviços judiciais e extrajudiciais.

No último dia, o Núcleo de Apoio aos juízes realizou atendimentos, analisando, junto com os magistrados, os seus relatórios de contagem e de produtividade e esclarecendo as dúvidas dos juízes.

LIDERANÇA – O professor Luiz Edmundo Rosa afirmou, que, para realizar as mudanças necessárias à superação dos seus desafios, o Poder Judiciário deve se preocupar com a formação de líderes. “Líderes inspiradores são aqueles que conseguem alcançar resultados superiores, por meio de um estilo de liderança moderno, embasado na prática de valores e na criação de senso de propósito, capaz de influenciar suas equipes a superar limites, com inovação, iniciativa e engajamento”, destacou Luiz Edmundo.

O palestrante disse ainda que os verdadeiros líderes inspiradores conseguem motivar e engajar suas equipes nas prioridades, alcançando maior produtividade, porque, além de delegar responsabilidades, monitorar as ações e avaliar resultados, cuidam das pessoas que integram a equipe, dando significado ao seu trabalho.”Líderes inspiradores transformam soldados, que trabalham para receber o soldo, em guerreiros, que lutam por um ideal”.

Por isso, segundo o docente, é tão importante desenvolver, em todos os gestores da Instituição, sejam eles juízes ou servidores, habilidades de liderança, capacitando-os para envolver, motivar e comprometer as pessoas cujos desempenhos estão sob sua responsabilidade.

O que é Mentoria ?
A Corregedoria Geral da Justiça e a Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco investem no Programa de Mentoria para Juízes Vitaliciandos. O objetivo do programa, que pela primeira vez é utilizado no Poder Judiciário brasileiro, é contribuir para a adaptação dos 40 magistrados recém-empossados ao exercício do cargo e função. Desse modo, eles mais facilmente se aproximarão dos objetivos e metas de produtividade e qualidade traçados pelo Tribunal.

Mentoria (Mentoring) é um processo baseado no relacionamento entre duas pessoas em que uma delas (mentor) contribui com seu conhecimento e experiência para o desenvolvimento da outra (mentorado) em aspectos relacionados com o trabalho e até em questões pessoais. Forma-se uma aliança que cria espaço para um diálogo que leva a reflexão, ação e aprendizado. Esse processo pode acontecer espontaneamente nas organizações, mas também pode ser implementado de forma planejada e estruturada. Assim tem ocorrido com grande sucesso principalmente nos Estados Unidos, inclusive no Judiciário.

No Brasil, esse trabalho está dando os primeiros passos e o TJPE participa pioneiramente desse avanço. O Programa de Mentoria dará uma força inestimável aos novos magistrados, propiciando a eles uma adaptação mais rápida ao ambiente organizacional e às atividades próprias da nova função. Com isso o Tribunal eleva a qualidade dos serviços que presta aos cidadãos”, explica o corregedor geral da Justiça do TJPE, desembargador Frederico Neves.

A partir desta sexta-feira, juízes com experiência (mentores) e os novos juízes (mentorados) passarão por um treinamento, após o qual serão formados os pares mentor-mentorado. O programa terá duração de 12 meses, durante os quais cada par trabalhará em frequente contato, focado nos objetivos do programa. Durante todo esse tempo, os participantes receberão suporte de uma equipe interna capacitada para esse fim e de uma equipe responsável pela estruturação do programa.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.