Novos postos guarda-vidas na orla agradam

No primeiro fim de semana de funcionamento dos seis novos postos de guarda-vidas nas praias da Zona Sul do Recife, inaugurados no último sábado, a resposta da população que frequenta a praia foi bastante positiva. Ao longo de toda orla de Boa Viagem, novos postos foram instalados e, até junho, serão entregues mais cinco torres, totalizando 11 estruturas. Os equipamentos de segurança ficam distribuídos em 9,5 quilômetros da orla, passando pelos bairros de Brasília Formosa, Pina e Boa Viagem. A distância entre uma estrutura e outra varia entre 800 metros a um quilômetro.

Todos os postos contam com videomonitoramento e radiocomunicação para agilizar a prevenção e atendimento às vítimas. O projeto recebeu o nome Orla Segura e inclui salvamento aquático, policiamento, apoio ao turista, acessibilidade e fiscalização de trânsito. Para isso, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e a Guarda Municipal do Recife atuam em conjunto. Ao todo, 175 salva-vidas irão trabalhar nessas unidades.

Para o advogado Maurício Miranda, 42 anos, a junção das forças é benéfica para os frequentadores da praia. “A proteção está na praia, mas também nas ruas. Isso vai inibir pequenos delitos”, opinou. No entanto, o advogado alertou para a necessidade de reforçar a presença dos agentes. “É preciso ter gente para realizar o trabalho, mas só com o tempo vamos ver as melhorias e a qualidade do serviço”, disse. O vendedor de cocos José Ramos, 38 anos, aprovou. “Agora temos segurança durante o dia e a noite”, disse.

Ficam a disposição do serviço de resgate duas ambulâncias e um helicóptero, 14 triciclos, quatro jetskis, além das lanchas e flexboats. O projeto também cuida do desaparecimento de crianças. Os pequenos poderão ser identificados por pulseiras coloridas, que serão distribuídas pelos bombeiros. Cada cor representará uma determinada área da orla, facilitando a busca por familiares. Pessoas com deficiência também foram contempladas. Agora, aqueles que possuem a mobilidade reduzida contam com uma cadeira especial.

A agilidade no acionamento dos agentes de segurança é o grande destaque do projeto. O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Casa Nova, explicou como funciona a operação. “As equipes vão atuar circulando na areia e no calçadão, mas também com jetskis e helicópteros para salvamentos em alto mar. Com esse sistema, prestamos o socorro, em muitos casos, em menos de um minuto, tempo suficiente para um helicóptero sair do Aeroclube (Pina) e chegar à praia, por exemplo”. O projeto Orla Segura prevê ainda a realização de campanhas e projetos sociais de conscientização ambiental e prevenção de acidentes voltados para os estudantes de escolas públicas.

O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, explicou que a atuação da Guarda Municipal visa fiscalizar as normas de utilização da orla, como está previsto no decreto municipal 24.844/2009. “Não jogar bola, passear com animal, carro ou moto na faixa de areia. Tudo isso vai ser devidamente fiscalizado para que a gente possa oferecer uma praia muito mais segura à população e aos turistas”, garantiu.

“Sempre venho à praia e com esse serviço me sinto mais seguro tanto no salvamento, quanto na questão física”, comentou o laboratorista Jesiel Paes, 50 anos. A opinião também é compartilhada pela médica Paula Lobo, 55 anos. “Não temos como conceituar, mas só a presença deles já melhora”, disse. Nos postos, os agentes realizam monitoramento com as câmeras até as 17h. Depois desse horário o acompanhamento é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), mas um agente do Corpo de Bombeiros permanece no local também à noite.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.