Número de internautas no Brasil supera pela 1ª vez o de pessoas que nunca acessaram a rede, diz estudo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O número de brasileiros que já acessou a internet superou a quantidade de pessoas que nunca navegou na rede. As informações são do estudo TIC Domicílios 2012, realizado pelo CGI (Comitê Gestor da Internet) e divulgado nesta quinta-feira (20). A pesquisa faz um panorama do uso de tecnologias da informação e comunicação no país.
De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados com idade superior a 10 anos disseram ter navegado na rede nos últimos três meses. A porcentagem de pessoas que nunca acessaram a web foi de 45%.
Um dos fatos constatados na pesquisa sobre o acesso à internet é a diferença entre as áreas urbanas e rurais. Enquanto na área urbana 44% dos domicílios têm acesso à web, apenas 10% das residências de áreas rurais contam com conexão. Das pessoas que disseram nunca ter utilizado a rede, 77% são moradoras de zonas rurais.
Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), esses dados são importantes para pautar o governo na implantação de políticas públicas para aumentar o acesso à internet. “Na área rural, a falta de estrutura é o maior problema”, disse.
- Gráfico da pesquisa TIC Domicílios ilustra que o número de usuários de internet superou o de pessoas que nunca acessaram
No que diz respeito ao acesso por região, os Estados do Nordeste foram os que apresentaram maior crescimento de conexões por domicílio. A região passou de 21% das residências com internet em 2011 para 27% em 2012. No entanto, está bem longe de Sudeste (48%), Sul (47%) e Centro-Oeste (39%). Por fim, a região Norte foi a que obteve a menor penetração por residência com 21%.
De acordo com Barbosa, além da questão de infraestrutura, a região Norte sofre com o alto preço dos serviços de internet. “O cidadão de Manaus paga por uma velocidade de 2 Mbps [Megabits por segundo] o preço de uma velocidade de 10 Mbps em São Paulo”.
Computador e internet
Cada vez mais a proporção de domicílios que têm computador em casa se aproxima da proporção de residências com acesso à internet. A TIC Domicílios 2012 mediu que 46% dos domicílios têm computador e 40% das casas já possuem conexão à rede.
A título de comparação, a porcentagem de domicílios com computador em 2011 era de 43%. Já a de residências com conexão à internet era de 36%.
Outro marco medido em 2012 diz respeito ao crescimento no uso de dispositivos móveis pelos brasileiros. Entre os domicílios com posse de PC, metade deles é composto por computador portátil (tablet ou laptop).
Sobre celulares, o estudo aponta que aumentou a quantidade de pessoas que acessam a internet por meio de telefones móveis. A porcentagem passou de 18% em 2011 para 24% em 2012.
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário