O Agreste de Pernambuco sofre cada vez mais com a falta de chuvas

Há meses, o cenário é o mesmo em várias cidades do Agreste de Pernambuco. As plantas estão secas e sem folhas, a terra está rachada, os açudes estão vazios e o verde não existe mais. O que tem ocasionado tudo isso, a falta de chuvas, já se tornou o assunto mais falado na região. É cada vez mais preocupante a situação dos mananciais. Muitos reservatórios já estão muito próximos do colapso e os poucos que apresentam uma boa vazão estão tendo que  abastecer ainda mais municípios.

É o que acontece com as barragens do Prata e Jucazinho, em Caruaru, que estão fornecendo água para ainda mais cidades da região. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), atualmente a situação das duas barragens não seria motivo de preocupação caso abastecessem só Caruaru. De acordo com a Compesa, Jucazinho está com 53,71%  da capacidade total, ou seja, dos quase  327.054.336 metros cúbicos, o reservatório tem agora 175.660.605,09. Na barragem do Prata, a situação é parecida, o manancial está com apenas 14 milhões de metros cúbicos de água dos mais de 42 M³ , ou seja, está com 35% da capacidade. “ A situação é preocupante, os mananciais da região estão entrando em colapso e nós estamos tendo que tomar atitudes para não deixar as cidades completamente sem água. Agora mesmo estamos vendo que a barragem de Tabocas está cada vez mais seca, como consequência disso provavelmente Santa Cruz do Capibaribe será mais um município que terá que receber água dos reservatórios que estão em Caruaru ” explicou a gerente regional da Compesa, Niadja Rodrigues.

A tentativa da Compesa é fazer com que as localidades não fiquem sem abastecimento, mas em alguns casos isso tem se tornado bem difícil. Em São Caetano,  por exemplo, os moradores passam dois dias com água e até 40 sem. Em Belo Jardim,  existem locais em que a água chega durante três dias e falta durante 11, em outros chega por quatro dias e falta por 10 e tem bairros que têm água durante sete dias e ficam sem durante 10. A barragem do Bitury, que abastece Belo Jardim, está com apenas 13% da capacidade total, o que preocupa a população da cidade que já aprendeu como armazenar água. “ Eu já estou com várias garrafas pet vazias em meu quintal, porque quando a água chegar eu vou encher e guardar”, conta a dona de casa Maria Gorete.

» Calor muda a rotina dos moradores de Caruaru

E essa situação no Agreste pode piorar, é que a Agência Pernambucana de Águas e Climas informou que o défice de chuvas de 2012 deve continuar este ano. “ Vamos ter problemas com a quantidade de chuvas. Não temos previsão de chuvas fortes para os meses de abril, maio e junho, o que pode deixar os reservatórios de água ainda mais secos”, informou  Patrício Oliveira, gerente de meteorologia da APAC.

Para a Compesa, neste momento tão crítico a população precisa muito colaborar evitando o desperdício. Se não houver conscientização cada vez menos água chegará às casas do Agreste do Estado. “ A população precisa muito fazer o uso racional da água, a todo momento devemos evitar o desperdício” ressaltou Niadja Rodrigues.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.