“O nosso processo criativo é viver a cidade, andar antenado e ver o que podemos fazer”

Para ajudar os usuários do transporte público de Porto Alegre a identificar qual linha passa em cada ponto, os publicitários Gabriel Gomes, 23, e Luciano Braga, 27, tiveram uma ideia simples: colar um adesivo nas paradas com um espaço em branco para que os passageiros escrevessem de forma colaborativa quais linhas trafegam pelo local.

“O inicio da ideia era fazer um adesivo grande, com um mapa, as linhas e os pontos mais próximos. Mas começamos a enfrentar uma série de problemas com orçamento e simplificamos a ideia até chegar ao modelo colaborativo”, explica Gabriel.

Em fevereiro de 2012, eles imprimiram 50 adesivos tirando dinheiro do próprio bolso e colaram nos pontos do bairro Auxiliadora, região central da cidade. Para financiar a expansão do projeto para outros bairros, precisariam de pelo menos R$ 6.000. Então, no mesmo mês, recorreram ao site de crowdfunding Catarse para conseguir a verba através de financiamento coletivo.

Em apenas um dia, o “Que ônibus passa aqui?”, iniciativa do coletivo Shoot the Shit (Trocando Ideia), arrecadou R$ 500, um recorde em campanhas no site. Três dias após o início das doações, a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) entrou em contato com o Shoot the Shit e se comprometeu a colar os adesivos nos pontos da cidade.

Cinco meses depois, a EPCT colou os adesivos em 35 pontos de Porto Alegre, mantendo o layout criado pelo Shoot the Shit, em caráter de piloto. Os novos adesivos, entretanto, já foram impressos com as informações sobre as linhas de ônibus que passam em cada ponto. Cerca de 70% dessa sinalização foi vandalizada, e a Empresa de Transportes decidiu adiar a implantação do “Que ônibus passa aqui?” no restante da cidade.

Uma nova tentativa foi feita há cerca de um mês e mais 15 pontos ganharam novos adesivos, que acabaram vandalizados novamente. Dessa vez, apenas três permaneceram intactos. O projeto foi novamente paralisado pela EPCT, que ainda não definiu se dará continuidade à colagem dos adesivos.

“Se não pudermos contar com o apoio da prefeitura, esperamos que o projeto continue por iniciativa popular. No fim das contas, é muito mais fácil cada pessoa cuidar de três adesivos, do que a EPTC cuidar de 6.000”, afirma Luciano.

“O nosso processo criativo é viver a cidade, andar antenado e ver o que podemos fazer”, diz Luciano. Desde 2010, a organização busca engajar pessoas a criar e executar ações que torne a o local onde vivem mais inteligente, conectado e divertido. “Desenvolver projetos para a cidade é quase como buscar na pessoa o que realmente a deixa feliz”, afirma Gabriel.
“Me parece que, desta forma, os projetos ganham mais vida.”

Um outro exemplo de criatividade a serviço da cidade foi o projeto “Porto Alegre, Paraíso do Golfe”, no qual gravaram um vídeo onde jogavam golfe nos buracos das ruas da cidade. A forma inusitada de chamar atenção para o problema deu resultado: depois da grande repercussão, todos os buracos foram tapados. Ao todo, já realizaram nove ações em Porto Alegre.

Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.