OAB cria a Comissão Especial da Memória

O trabalho das Comissões da Verdade no país ganha um reforço da Ordem dos Advogados do Brasil. Por portaria (nº 092/2013), o presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, criou a Comissão Especial da Memória, Verdade e Justiça. O pernambucano, advogado e ex-presidente da OAB/PE Henrique Mariano assume o comando da CEMVJ. Na vice, Ruy Hermann Araújo Medeiros (BA) e os demais membros: Eduardo Antonio Leão Coelho (DF) e Marcio Sotelo Felippe (SP).

“Fazendo jus a sua história em defesa da liberdade e da democracia, a OAB não poderia se furtar em contribuir com o presente momento vivido pelo Estado brasileiro através das Comissões da Memória e Verdade instaladas em âmbito nacional, por alguns estados  da federação e por seguimentos representativos da sociedade civil”, diz Henrique Mariano.

A participação de Mariano na CEMVJ se coaduna com o trabalho da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC), em funcionamento há um ano com a participação de nove membros. “Um dos objetivos da Comissão da OAB é exatamente contribuir para o fortalecimento da política de estado de defesa da memória e verdade, através de uma articulação institucional com as Comissões da Verdade já instituídas”, explica.

Algumas ações de trabalho já foram traçadas pelo grupo. Nos próximos 40 dias, serão convidados para uma reunião, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, os coordenadores das comissões da memória e verdade, existentes no Brasil, além de historiadores e entidades civis. “Há casos que são estudados e investigados, simultaneamente, por mais de uma Comissão da Verdade. Por exemplo, o desaparecimento forçado dos militantes políticos pernambucanos Fernando Santa Cruz e Eduardo Collier. Atualmente,  é objeto de investigação pela Comissão Nacional, em Pernambuco, no  Rio de Janeiro, e pela Comissão da Memória e Verdade da Assembleia Legislativa  de São Paulo”, explica Henrique Mariano.

A CEMVJ fará um trabalho pontual para mostrar  a perseguição à classe profissional. Vários advogados foram duramente perseguidos pelos agentes da repressão. Havia, inclusive, o jargão: “Advogado de comunista, comunista é”.  Assim, há relatos de que muitos profissionais foram detidos e/ou sequestrados, por trabalhar para presos políticos. Há casos em que foram processados com base na Lei de Segurança Nacional e no Código Penal Militar. Por exemplo, os advogados e Conselheiros Federais, Augusto Sussekind de Moraes Rego, Heleno Fragoso e Sobral Pinto foram presos em razão da destacada atuação profissional na defesa de opositores do regime militar. Sobral Pinto, ao lado dos advogados pernambucanos Antôniode Brito Alves  e Roque de Brito Alves, foi advogado do ex-govenador Miguel Arraes.

A CEMVJ da OAB desenvolverá campanha para que os advogados de ex militantes ou presos políticos, assim como os familiares,  disponibilizem arquivos documentais pessoais, que possam contribuir para a construção da memória e verdade. Também é objetivo do grupodiscutir com as Comissões da Verdade a Sentença Interamericana de Direitos Humanos no Caso Gomes Lund e Outros vs Brasil (Guerrilha do Araguia),bem como o reconhecimento da jurisdição obrigatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão que investiga, interpreta e aplica a Convenção Americana de Direitos Humanos , também denominada Pacto  de São José da Costa Rica.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.