OAB devolve terreno do Coque e anuncia local da nova sede
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) oficializou nesta segunda-feira (9) a devolução do terreno de 4.700 metros à comunidade do Coque, onde construiria sua nova sede. Organizações sociais estavam se posicionando contra o projeto e o impasse chegou ao fim em um acordo com a Prefeitura do Recife e Governo do Estado.
O novo prédio da OAB seria construído próximo à Academia da Cidade do bairro. O terreno está atualmente murado e faria parte de um complexo jurídico, mas desagradou a muitos moradores do Coque. “Nós tinhamos 15 instituições ligadas à comunidade lutando contra a construção desse prédio na última área pública que temos. Não temos outras ali. Somos 6.480 famílias, mais de 20 mil pessoas morando ali. Agora, vamos discutir com o governo o que pode ser feito para atender à população”, explica o representante do Coque, Renê Guedes.
O impasse chega ao fim com a doação, pelo governo de Pernambuco, do prédio histórico em que funcionava o Jornal do Commercio, na Rua do Imperador. “O Governo trouxe uma solução muito interessante, que contempla a todos. Vamos fazer uma ocupação nobre de um espaço histórico e o nosso encargo nessa equação é restaurar o imóvel respeitando suas características arquitetônicas e históricas”, detalha o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves.
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, afirma que agora começa o diálogo para decidir o que vai ser feito do terreno e também como pode ser realizada a requalificação da comunidade. “Vamos levar o tempo que for necessário, essa é uma decisão que vai ser tomada em conjunto. O diálogo é sempre o melhor caminho. Tínhamos um impasse e resolvemos através da conversa”, aponta o prefeito.
O projeto de lei para oficializar a doação do prédio na Rua do Imperador para a OAB já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alepe), afirma o governador Eduardo Campos. “A OAB sempre teve tradição na defesa da cidadania, […] compreende a luta do povo. Estamos aqui celebrando o diálogo. O Coque sempre foi vítima de muito preconceito e o que está acontecendo é bom para a comunidade e para a cidade”, acredita Campos.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário