OAB revela aumento de assassinatos de mulheres na capital e interior
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os números foram apresentados durante uma entrevista coletiva concedida pelo presidente da comissão, Daniel Nunes, e mostram Maceió como a cidade onde a maioria dos casos acontece – 56 deles foram registrados em 2012. “Mas a violência está espalhada por todo o Estado, já que 105 homicídios ocorreram no interior. O que chama a atenção é que Rio Largo vem em segundo lugar com 13 casos, à frente de Arapiraca, com 11”, ressaltou.
A advogada Paula Simony, também da Comissão de Direitos Humanos, ressaltou que os bairros com o maior número de assassinatos de mulher são o Benedito Bentes e o Jacintinho, cada um com oito homicídios em 2012. Em seguida vem o Cidade Universitária (7) e o Tabuleiro do Martins (4). “Também constatamos que a violência está em todas as classes sociais, mas que a maioria das mulheres que a denuncia tem maior grau de escolaridade”, destacou.
Para Daniel Nunes, o relatório indica ainda que, apesar do aparato que foi estruturado pela Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário, Alagoas não vem conseguindo conter a violência contra as mulheres nos últimos anos. “Foram 119 casos em 2010, 161, em 2011, e 164 ano passado e já estamos com 20 este ano. Os números são alarmantes e é preciso tomar medidas urgentes para conter essa violência”, frisou o presidente da comissão.
Andréia Alencar, advogada e também integrante da Comissão de Direitos Humanos, ressaltou que os dados serão discutidos durante um seminário que será realizado pela OAB no próximo dia 25. “Vamos convidar a sociedade e os órgãos responsáveis pelo sistema de proteção da mulher para discutirmos medidas para conter esta violência”, explicou.
Durante a coletiva, a representante da Associação Nacional de Mulheres em Carreiras Jurídicas, Olga Miranda, ressaltou que é preciso, além de criar o sistema de proteção, assegurar que a mulher que denuncia ser vítima de violência tenha a garantia que não será assassinada ao voltar para casa.
Fonte: TNH1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário