Obra de novo campus da UFRPE, no Cabo, só deve começar em dezembro
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, ainda não começou a ganhar forma. Inicialmente previstas para janeiro de 2013, as obras devem finalmente ter início em dezembro deste ano, de acordo com reitora Maria José de Sena, em entrevista aoG1. No momento, o edital para a licitação das obras se encontra em fase de elaboração.
De acordo com a instituição, o atraso ocorreu por conta na demora da doação do terreno pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, que só foi concretizada em 20 de novembro de 2012. “Desse modo, o MEC [Ministério da Educação] só tomou conhecimento para os trâmites legais em dezembro de 2012. Mesmo assim, foi liberada a parcela do recurso para 2013. A Universidade já concluiu o plano diretor para a área”, comentou a reitora. O terreno doado tem mais de 200 mil metros quadrados e fica localizado às margens da BR-101, no bairro da Charneca.
Mesmo com o atraso, a UFRPE ainda tem previsão de começar as aulas em agosto de 2014, em um espaço que está sendo avaliado para locação pela instituição, a exemplo do que aconteceu com o campus de Garanhuns, no Agreste pernambucano. De início, os cursos a serem implantados no Cabo de Santo Agostinho serão na área de tecnologia, com foco em cinco engenharias básicas, ainda a serem definidas. A reitora Maria José de Sena explicou a escolha do município para receber as novas instalações. “Existe a demanda por uma universidade pública federal na região da Mata Sul. O interior já está contemplado com universidade públicas do estado”, destacou.
A opção por cursos de engenharias busca atender a demanda de mão de obra qualificada dos grandes empreendimentos de Pernambuco, como o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima. Na primeira fase do campus, a UFRPE irá contar com 3 mil alunos e 367 servidores (professores e técnicos-administrativos).
A nova instituição foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2011. Atualmente, a UFRPE conta com três campi: no bairro de Dois Irmãos, no Recife; em Garanhuns, no Agreste; e em Serra Talhada, no Sertão. Ao todo, a universidade oferece 51 cursos de graduação, entre presenciais e a distância, além de 44 cursos de pós-graduação, sendo 29 mestrados e 15 doutorados.
Fonte: G1PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário