Obra irregular faz imóvel desabar na Liberdade: pedestre morre soterrado

O desabamento da fachada de uma obra irregular em um antigo bar e restaurante na Avenida Liberdade, esquina com a Rua Condessa de São Joaquim, na região central de São Paulo, matou um pedestre às 18h15 de ontem. A reforma não tinha alvará e já havia causado um acidente no dia 15, quando um pedaço da marquise atingiu uma vendedora de 38 anos. Ela sobreviveu e um inquérito foi instaurado no 5.º Distrito Policial. Após ganhar tapume, a obra continuou.

Pelo crachá da empresa Senior Solution achado nos escombros, a vítima se chamava Marco Antonio e aparentava ter cerca de 40 anos. À meia-noite de ontem, bombeiros ainda trabalhavam no local. Eles esperavam a chegada de uma máquina para remover vigas e verificar se não havia outras vítimas sob os escombros. A expectativa era de só parar quando não restassem mais dúvidas. Três cães farejadores ajudaram na operação, que envolveu 46 agentes e 19 viaturas.

De acordo com Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, ainda existia risco de desabamento do resto do imóvel. Uma lanchonete e um estacionamento vizinhos tiveram de ser interditados, assim como trechos da Avenida Liberdade e da Rua Condessa de São Joaquim. O bloqueio no trânsito deveria durar pelo menos até a manhã de hoje.

Com 5 mil m², o imóvel afetado fica em uma região movimentada da cidade. Nos arredores, há pelo menos dois hospitais, duas faculdades e um acesso viário à Avenida 23 de Maio.

Fechado desde o ano passado, o antigo bar estava sendo transformado em estacionamento. A obra, porém, não consta no site De Olho na Obra, da Prefeitura, que cadastra reformas com alvará na cidade. A Assessoria de Comunicação da Subprefeitura da Sé informou que, em novembro, o dono do imóvel solicitou alvará para movimentação de terra, que não havia sido concedido até ontem. Pela lei, se a administração não se manifesta em 30 dias, o proprietário pode iniciar a obra por sua conta e risco. Mas, no caso, essa autorização automática não permite remoção de paredes internas, o que, segundo fontes na Prefeitura, torna a obra irregular. No momento do acidente, nenhum operário trabalhava no local.

Dono de um posto de gasolina na frente do imóvel, Camões Salazar conta que o prédio havia sido adquirido pelo estacionamento vizinho. A intenção era ampliar o espaço destinado aos veículos. “Estavam construindo um subsolo para comportar mais carros.”

A secretária Adriana Ferreira, de 32, que também trabalha na frente do imóvel, diz que a obra teve início em janeiro. “Eles desativaram o bar e começaram a reforma. Mas foi só na segunda-feira que colocaram o tapume.”

O estudante de Direito da FMU Alexandre Hage, de 24 anos, foi um das pessoas que chegaram ao local logo após o desabamento. A faculdade fica na frente do local. “A fachada trincou e depois tudo caiu. Foi muito barulho”, contou o universitário, que temia que algum colega estivesse nos escombros.

O antigo bar era uma construção alta, com subsolo, térreo e uma espécie de mezanino. O estabelecimento funcionava ali desde 1951, de acordo com informações da Junta Comercial.

Más condições. Pessoas que trabalham na vizinhança contam que a aparência do imóvel era assustadora. “Estava com uns andaimes na frente, mas as paredes eram muito velhas mesmo. Davam medo. Quando passava na frente, descia da calçada para não ficar muito perto”, diz Rode Maria, de 38 anos, gerente de uma lanchonete na mesma calçada. / EDISON VEIGA, ARTUR RODRIGUES, JULIANA DEODORO, WILLIAM CARDOSO, JULIANA DEODORO e VALÉRIA FRANÇA

Fonte: Estadão

Imagem ilustrativa

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.