Oferta cresce e escolas de ensino integral se mostram como boa opção para pais e filhos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
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A escola, especificamente a que oferece a modalidade de Ensino Integral, transforma-se, cada vez mais, em um porto seguro para os pais que não têm muito tempo para se dedicar aos filhos pela correria e atividades da vida cotidiana. Além da responsabilidade de serem pais, também encaram a pressão de se tornarem homens e mulheres realizados pessoal e profissionalmente.
Já na rede estadual de ensino, esse número é mais ousado. São 260 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), sendo 122 com dois turnos durante toda a semana e 138 utilizando o segundo período durante dois ou três dias, o que beneficia mais de 100 mil estudantes.
Porém, apesar da ampla oferta e procura, se faz necessário alguns cuidados. Ter a escola como uma extensão do lar trará benefícios para a família e, mais diretamente, para o filho, se as decisões e escolhas tomadas forem feitas de forma sensata e adaptada a cada tipo de família. “É importante que esse pai avalie quais são as atividades oferecidas fora do contexto das disciplinas. Que saiba se essas atividades geram engajamento. Ficar atento a como a criança ou o adolescente se vê nesse prolongamento do tempo escolar. Se ela se sente adaptada”, disse a psicóloga.
Responsável por quatro netos – Dhávila, garota com problemas mentais e cadeirante de 11 anos; Dhara de 8 anos, Lucas, de 6 anos, e Luana, de 4 anos – a doméstica Maria José dos Santos, de 48 anos, se vê salva pelo regime de ensino integral. “Enquanto eles estão aqui (na escola), eu vou resolvendo minhas coisas. Ainda cuido de um filho com problemas mentais e me trato há três anos de um câncer de mama”, revela. Na mesma escola, as irmãs Adrieny e Camily, de 11 e 10 anos, preferem passar o dia na instituição. “Gosto de fazer tarefa e brincar. É melhor do que ficar em casa”, diz a mais velha.
Em sua grande maioria, as escolas de regime integral têm como ideia estender a permanência do aluno no ambiente escolar aliando apoio pedagógico, orientação educacional e reforço escolar. “Tem-se assim um acompanhamento educativo mais eficaz, resultado de um trabalho direcionado, planejado, que procura atuar em múltiplos aspectos da criança, não apenas na questão cognitiva, mas também no lado afetivo e social”, enfatiza o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.
Fonte: Folha de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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