Oferta cresce e escolas de ensino integral se mostram como boa opção para pais e filhos

A escola, especificamente a que oferece a modalidade de Ensino Integral, transforma-se, cada vez mais, em um porto seguro para os pais que não têm muito tempo para se dedicar aos filhos pela correria e atividades da vida cotidiana. Além da responsabilidade de serem pais, também encaram a pressão de se tornarem homens e mulheres realizados pessoal e profissionalmente.

 “A escola integral é uma solução interessante porque a criança não fica ociosa em casa e também sujeita a uma rotina de atividades às vezes totalmente estressantes, pela quantidade de cursos paralelos que participa. Ela vai estar em uma instituição que unifica esses cuidados”, destaca Mariana Pinheiro, psicóloga clínica, doutora em psicologia cognitiva e líder em educação da Joy Street, empresa de jogos digitais para educação.
Muitas escolas do Estado já aderiram à nova realidade. A prática é cada vez mais comum tanto na rede pública quanto na privada. Hoje, no âmbito do ensino particular, são 2,4 mil escolas e 400 mil estudantes, das quais 20% trabalham com o sistema integral. Na esfera municipal, são seis escolas, que em 2012 tinham 1.680 estudantes matriculados, com a modalidade sendo oferecida apenas para os do Ensino Fundamental I e/ou II de cada escola.

Já na rede estadual de ensino, esse número é mais ousado. São 260 Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM), sendo 122 com dois turnos durante toda a semana e 138 utilizando o segundo período durante dois ou três dias, o que beneficia mais de 100 mil estudantes.

Porém, apesar da ampla oferta e procura, se faz necessário alguns cuidados. Ter a escola como uma extensão do lar trará benefícios para a família e, mais diretamente, para o filho, se as decisões e escolhas tomadas forem feitas de forma sensata e adaptada a cada tipo de família. “É importante que esse pai avalie quais são as atividades oferecidas fora do contexto das disciplinas. Que saiba se essas atividades geram engajamento. Ficar atento a como a criança ou o adolescente se vê nesse prolongamento do tempo escolar. Se ela se sente adaptada”, disse a psicóloga.

Responsável por quatro netos – Dhávila, garota com problemas mentais e cadeirante de 11 anos; Dhara de 8 anos, Lucas, de 6 anos, e Luana, de 4 anos – a doméstica Maria José dos Santos, de 48 anos, se vê salva pelo regime de ensino integral. “Enquanto eles estão aqui (na escola), eu vou resolvendo minhas coisas. Ainda cuido de um filho com problemas mentais e me trato há três anos de um câncer de mama”, revela. Na mesma escola, as irmãs Adrieny e Camily, de 11 e 10 anos, preferem passar o dia na instituição. “Gosto de fazer tarefa e brincar. É melhor do que ficar em casa”, diz a mais velha.

Em sua grande maioria, as escolas de regime integral têm como ideia estender a permanência do aluno no ambiente escolar aliando apoio pedagógico, orientação educacional e reforço escolar. “Tem-se assim um acompanhamento educativo mais eficaz, resultado de um trabalho direcionado, planejado, que procura atuar em múltiplos aspectos da criança, não apenas na questão cognitiva, mas também no lado afetivo e social”, enfatiza o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

Fonte: Folha de PE

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.