ONU considera que consumo de droga à escala mundial fica estável

O consumo de droga à escala mundial está estável, estimando-se que 14 milhões de pessoas se injetem com drogas em todo o mundo, das quais 1,6 milhões estão infectadas com HIV, indica o relatório mundial sobre drogas da Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório anual, com dados relativos ao ano de 2011, salienta que o consumo simultâneo de drogas, “especialmente a combinação de medicamentos de venda com receita e substância ilícitas, continua a ser uma preocupação”, nomeadamente o abuso de “sedantes e tranquilizantes”, com mais de 60% dos países compreendidos no estudo considerando estas substâncias entre os três primeiros tipos de abuso.

“O crescente número de Novas Substâncias Psicotrópicas (NSP) que aparece no mercado é também uma questão de grande importância para a saúde pública, não só pelo crescente consumo, mas também pela ausência de investigação científica e desconhecimento dos seus efeitos negativos”, acrescenta o resumo do relatório sobre drogas.

Entre os 14 milhões de consumidores calculados, com idades entre os 15 e os 64 anos, os números traduzem, contudo, uma diminuição de cerca de 12% das pessoas que se injetam com drogas e de 46% das que se injetam e estão afetadas pelo vírus HIV, desde as estimativas em 2008.

No ano de 2011, o número de mortes relacionadas com o consumo de drogas foi calculado em 211 mil, sendo que a maioria das mortes ocorreu na população mais jovem e, de acordo com o relatório, poderia ter sido evitada.

O tráfico de entorpecentes tem sido um problema para as autoridades e as zonas da África oriental e ocidental ganham peso nas novas rotas marítimas utilizadas pelos traficantes, levando as apreensões na região a aumentarem, e em muitos casos multiplicando-se por 10.

Por outro lado, os traficantes procuram também novas rotas terrestres, além daquelas que utilizam a zona dos Balcãs, e outras passando pelo sul do Afeganistão, Irã ou Paquistão estão também sendo usadas.

Em todo o mundo a produção de cocaína foi estimada em cerca de 155.600 hectares em 2011, sem alterações relativamente a 2010, mas menos 14% do que em 2007 e menos 30% do que em 2000, mesmo assim com capacidade de produção de 776 a 1.051 toneladas.

O relatório salienta também que o consumo de estimulantes anfetamínicos, excluindo o “ecstasy”, continua a aumentar e calcula-se que em 2011 0,7% da população mundial entre os 15 e os 64 anos, ou 33,8 milhões de pessoas, consumiram estas substâncias no ano anterior.

Já a prevalência do “ecstasy”, num universo de 19,4 milhões de pessoas, foi mais baixa do que em 2009, enquanto a canábis foi a substância mais utilizada, com um total de consumidores mais ou menos regulares estimado de 180,6 milhões de pessoas, ou 3,9% da população mundial.

O relatório salienta ainda ser necessário “estabelecer um sistema de alerta imediato” aos Estados sobre substâncias emergentes e que seja prestado apoio a um fenômeno complexo e em evolução, partilhando experiências e respostas regionais antes de estudar uma resposta mundial ao problema.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.