ONU: violência crescente na América Latina deve ser combatida com acordos nacionais

A violência intrafamiliar e entre jovens são flagelos crescentes na América Latina que devem ser combatidos com acordos nacionais em cada país, declarou à AFP Heraldo Muñoz, subsecretário-geral da ONU, advertindo que as políticas que se baseiam apenas em impor um pulso mais firme não funcionam.

Em uma entrevista à AFP em Montevidéu, onde participou na quinta-feira de um seminário sobre o papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Muñoz adiantou as conclusões de um relatório sobre segurança cidadã que será apresentado no dia 12 de novembro pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Temos muitas evidências sobre violência nas ruas, sobre violência intrafamiliar que afeta principalmente as mulheres. Sobre a dimensão da violência escondida, da violência sexual, dos feminicídios, que aumentaram na região em geral”, comentou Muñoz, também diretor para a América Latina e o Caribe do PNUD.

No relatório sobre segurança cidadã “dizemos que não apenas nossa região teve na última década um aumento nos homicídios, embora em alguns países eles tenham se estabilizado; olhando para uma década atrás, há um aumento no número de homicídios, mas nos últimos 25 anos a quantidade de roubos quase triplicou”, disse.

Muñoz ressaltou que a América Latina não apenas é a região mais desigual do mundo, mas também a mais insegura medida por assassinatos, com cerca de 22 homicídios a cada 100.000 habitantes, quando a média mundial é de 6 ou 7 assassinatos para cada 100 mil.

JOVENS: VÍTIMAS E AUTORES – “Os jovens são as principais vítimas dos homicídios, mas também são os principais autores. Cerca de 90% das vítimas de assassinatos são jovens, mas também mais de 85% são os autores”, ressaltou Muñoz.

Em uma região onde se estima que a metade da população seja jovem, o relatório fornecerá “muitas evidências que podem ser úteis para as autoridades” dos diferentes governos no momento de velar por este setor, disse.

Muñoz ressaltou a situação econômica da América Latina, que, apesar de ter registrado um crescimento econômico nos últimos anos, protagonizou um crescimento de baixa qualidade, já que não beneficiou todos por igual.

“Há uma dimensão do fenômeno do crescimento que está vinculada ao que nós chamamos de ‘crime aspiracional’. Ou seja, há indivíduos que veem que há um maior consumo, mas eles não têm esta oportunidade, por isso os roubos de celulares, roupas esportivas” são comuns em sociedades onde “a natureza do crescimento possivelmente esteja estimulando este tipo de crime”, disse.

SEM RECEITAS ÚNICAS – Longe de considerar que o PNUD tenha uma solução mágica para os problemas de insegurança da região, o subsecretário das Nações Unidas afirmou que “não há uma forma única, não há uma bala de prata para os problemas da segurança”.

O que é certo é que o debate sobre segurança deve estar fora da controvérsia política, segundo a visão de Muñoz, que adiantou que no relatório será recomendado que “cada país deva avançar em um acordo nacional pela segurança cidadã, como política de Estado”.

“O que sabemos é que uma política simplesmente de maior linha dura não funciona. Neste estudo apresentamos casos de políticas de linha dura que não deram resultado”, completou.

Segundo ele, as ações deverão contemplar políticas de curto e médio prazo, como melhorar a informação sobre crimes ou uma maior capacitação policial, e outras medidas “que demorarão mais tempo, como a reforma da polícia, da justiça e inclusive com mais fôlego, que é ir incutindo através dos meios de comunicação uma cultura de paz”.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.