Oposição na Venezuela racha após Justiça manter Chávez no poder
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A polêmica em torno da decisão da Suprema Corte de considerar constitucional prorrogar indefinidamente a posse do novo mandato do presidente venezuelano, Hugo Chávez – que convalesce em Cuba – colocou em evidência uma antiga fratura na coalizão opositora venezuelana. A corte determinou a “continuidade administrativa” na gestão de Chávez, que não pôde comparecer , por razões de saúde, à posse oficial do novo mandato de seu governo, na quinta.
Com esse parecer, legitimou a continuidade do atual gabinete, incluindo o cargo de vice-presidente e ministros, até que Chávez retorne ao país. O setor opositor considerado “moderado” contestou a decisão do Supremo, mas disse “aceitar” a interpretação da corte Constitucional. Já a ala radical da oposição viu na decisão do Supremo uma possibilidade de se fortalecer.
O grupo é minoritário e, segundo o analista político Leopoldo Puchi, vinculado à oposição, acredita em saídas “não democráticas” para chegar ao poder. Para Puchi, a ala radical continua “sonhando” com saídas semelhantes à Primavera Árabe (onda de protestos populares em países do Oriente Médio e norte da África que resultou na derrubada de vários governos autocráticos).
A seu ver, esse grupo tem recebido importante apoio dos meios de comunicação privados para promover protestos. Na avaliação de analistas ouvidos pela BBC Brasil, a divisão em duas frentes opositoras nunca deixou de existir, porém voltou a acentuar-se depois da derrota do ex-candidato presidencial Henrique Capriles , em outubro.
A segmentação se agravou com o fraco desempenho da oposição nas eleições regionais de dezembro, quando o antichavismo conquistou apenas três governos dos 23 Estados do país. “A partir desse momento surgem dois grupos, uma oposição leal às regras do jogo e ao sistema democrático e outra desleal a essas regras”, afirmou o analista político Farith Fraija.
Fonte: BBC Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário