Oposição responsabiliza Planalto por apagão
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A oposição responsabilizou hoje o governo federal pelo apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste. Senadores do DEM e PSDB dizem que a falta de planejamento e gestão no setor energético vem provocando sucessivos apagões no país. Provável adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014, Aécio disse que os problemas de energia elétrica são “responsabilidade exclusiva da ausência de gestão” da presidente.
“A presidente foi eleita sustentada em dois pilares: a economia que ia bem e a imagem de uma grande gestora. E economia vai muito mal, preocupando a todos. Por outro lado, a gestão do governo mostra o descompromisso com metas”, afirmou.
O senador tucano disse que Dilma chega “fragilizada” ao final do seu mandato e o setor elétrico, onde atuou como ministra de Minas e Energia do governo Lula, tem apresentado os “piores resultados” do governo.
A oposição também critica a redução nas tarifas de energia, anunciada por Dilma em cadeia nacional de rádio e TV, sem investimentos no setor. Presidente do DEM, o senador José Agripino Maia (RN) afirmou ser positiva a redução das tarifas, mas desde que o governo sustente os investimentos.
“Se você for empresário ou consumidor e pagar uma tarifa de energia elétrica até baixinha, mas que você não tenha confiança de que aquela energia seja permanente, como deve ser, em qualquer país civilizado do mundo, é um blefe a tarifa baixa. Porque é tarifa baixa para uma energia não confiável”, afirmou.
Para Aécio, ao descapitalizar as empresas de energia o governo reduziu a capacidade de investimentos do setor. “A Eletrobras estava, há poucas semanas, pedindo recursos do BNDES para capital de giro. Isso é inadmissível. A empresa que era superavitária.”
Agripino disse que, sem dinheiro, as empresas têm deixado de investir na prevenção do risco de apagão. “É o que está ocorrendo por incúria de um governo que, incrivelmente, é exercido pela ex-ministra das Minas e Energia, que se diz uma grande gestora, e que tomou essa iniciativa em cima de um sistema que ela administrou até pouco tempo. É a falência anunciada do Estado pela má gestão.”
Fonte: FolhaPress
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário