Oposição também deu aval a Renan; outra crise virá

Renan Calheiros esperou até a undécima hora para lançar oficialmente sua candidatura à presidência do Senado. Ignorou discursos pedindo para desistir do posto.

Manteve silêncio olímpico e sorriu diante dos [poucos] colegas que subiram ao plenário para condenar sua volta ao comando da Casa. No discurso depois de já eleito, ignorou a denúncia do Ministério Público Federal, esmiuçada pelo site da revista ‘Época’ horas antes, e preferiu falar em transparência e modernização da Casa e fazer uma defesa inflamada da liberdade de imprensa.

Por quê? Simples: porque ele sabia desde sempre que seria eleito por uma margem consagradora de votos. E, de novo, por quê? Porque os que nele protegidos pelo escrutínio secreto sabem dos favores que deviam ao alagoano, chamado de ‘Mandacaru’ pelos colegas pela pele grossa e espinhenta.

O governador tucano Marconi Perillo explicitou o dilema ao se mudar para Brasília na última semana pedindo votos para Renan — seu desafeto na crise de 2007, mas que articulou a derrubada do relatório final da CPI do Cachoeira, que pedia o indiciamento de Perillo, no ano passado.

Assim como Perillo, senadores de PSDB, DEM e PSB, que em público se rebelaram contra a recondução de Renan, em privado foram confrontados com anotações em seu nome na caderneta dos favores. E deram ao ‘despachante’ da Casa uma vitória consagradora, com mais votos que a eleição anterior.

O aval suprapartidário vai garantir a Renan fôlego para enfrentar as críticas até que o STF se pronuncie sobre a denúncia do procurador-geral, Roberto Gurgel. Atarefado com os embargos do mensalão e a pauta congestionada, o Supremo deve levar alguns meses para decidir se torna réu o terceiro nome na linha sucessória do país.

Quando isso ocorrer, nem a camaradagem evitará que o Senado viva nova crise institucional, com consequências também para a presidente Dilma Rousseff, que lavou as mãos na eleição de anteontem.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.