Pais de gêmeos siameses do Recife buscam ajuda para conseguir um novo lar
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A solidariedade se fez presente e bateu à porta da humilde residência, localizada no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife. A ajuda da população possibilitou um sorriso no rosto da dona de casa Karine Ramos de Medeiros, de 26 anos, mãe dos gêmeos siameses, unidos pelo abdômen, que ainda aguardam um procedimento cirúrgico para a separação. Desempregado e sem as condições básicas para manter a família, agora com quatro filhos, o ajudante de caminhão Wilton Carlos Silva de Souza, de 30 anos, aparenta um pouco mais de tranquilidade, após o recebimento de inúmeras doações.
“Só tenho a agradecer o apoio dos parentes, amigos, vizinhos e até pessoas desconhecidas, que vieram de vários lugares com o objetivo de conhecer a nossa história e nos ajudar”, conta a genitora. Segundo ela, a dificuldade maior agora é conseguir armazenar os inúmeros pacotes de fraldas descartáveis, latas de leite, cestas básicas e mantimentos em geral. Os produtos chegam a todo o momento e não encontram mais lugar na casa – de apenas dois cômodos – sem armários, dispensa ou qualquer espaço específico.
Ainda à procura de uma oportunidade de trabalho, o pai das crianças abriu uma conta bancária, com o objetivo de centralizar o recebimento do apoio em dinheiro. “Quero juntar toda a quantia doada por estas pessoas abençoadas, até conseguir o valor suficiente para comprar uma pequena casa. Desejo criar meus filhos com saúde e as condições por aqui são muito difíceis”, explica Wilton. De acordo com ele, o aluguel mensal de R$ 150 só vem sendo mantido pela soma dos biscates realizados com a ajuda de pessoas próximas.
Na quarta-feira (17), uma consulta está programada com o cirurgião Arthur Aguiar, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), onde o parto das crianças foi realizado. De acordo a coordenação da instituição, um monitoramento será realizado com o pequeno Davi e seu irmão Saulo, para a posterior colocação de um expansor de pele. O corpo médico, coordenado pelo Dr. Paulo Borges, deve contar com equipes multidisciplinares, incluindo cirurgiões de diferentes especialidades. A unidade hospitalar é referência no Nordeste para casos de malformações congênitas.
O aposentado Antônio Barbosa e a esposa Quitéria Avelino, foram um dos que aproveitaram o dia para conhecer a notória família. Eles fizeram questão de contribuir, na medida do possível, para trazer um pouco mais de alegria para o casal e seus filhos. “Desde que tomei conhecimento, me emocionei com a história deles e logo quis ajudar”, conta o doador. Já a dona de casa Severina Santiago, de 64 anos, que mora a poucos metros da casa, também tem acompanhado a rotina dos bebês. “Torço para que tudo venha a dar certo, a família siga de cabeça erguida e os meninos fiquem bem”, desejou.
“O uso do dispositivo de expansão se faz necessário para aumentar a quantidade de pele, viabilizando o fechamento após a separação. Como se tratam de gêmeos que dividem um mesmo órgão, técnicas específicas serão aplicadas. Creio que não haverá maiores complicações para os recém-nascidos, as condições são bem positivas”, afirma o cirurgião pediátrico Luiz Alberto Oliveira, do Hospital Infantil Maria Lucinda. Já o hepatologista Cláudio Lacerda, explica que o transplante de fígado neonatal ainda não é possível, sendo necessária a regeneração do órgão. “Os profissionais vão verificar a existência de condições satisfatórias em condutores como a veia hepática e a artéria. Após todo esse processo e a devida recuperação, estas crianças poderão levar uma vida absoltamente normal”, conclui o médico.
► Para ajudar a família, você pode contribuir com qualquer quantia:
Caixa Econômica Federal | Agência: 0048 | Operação: 013
Conta-poupança: 32392-0
Em nome de Wilton Carlos Silva de Souza
Informações: (81) 8753.9515 / 8746.8877
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Queria saber o endereco deles pra mandar uns moveis. Fabia (brasilia-df)