Papa Bento XVI aprova novas regras para que cardeais antecipem conclave

O papa Bento XVI deu liberdade para que o Colégio de Cardeais antecipe o próximo conclave, votação que vai eleger o seu sucessor. O pontífice aprovou um “Motu proprio” (um documento da Igreja Católica emitido pelo papa) tornado público nesta segunda-feira (25) pelo Vaticano.

Segundo as normas originais, o conclave deve comerçar 15 dias após o início da Sé Vacante, período entre a morte ou a renúncia de um papa e a eleição do sucessor. “Mas deixo ao Colégio Cardinalício a faculdade de antecipar o início do conclave se constar que estão presentes todos os cardeais eleitores, como também a possibilidade de atrasá-lo se há motivos graves”, afirmou o papa no documento.

A Sé Vacante começará exatamente após efetivada a renúncia de Bento XVI do pontificado, prevista para ocorrer às 20h de Roma (16h de Brasília) desta quinta-feira (28). Com o novo decreto, foi permitido aos cardeais antecipar o conclave, previsto para começar dia 15 de março, caso todos estejam presentes no Vaticano. É possível ainda adiar a votação em até 20 dias após a Sé Vacante, caso os cardeais não tenham chegado.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que será preciso esperar o início da Sé Vacante para saber quando começa o próximo conclave. A primeira congregação de cardeais será realizada em 1º de março, horas depois da saída definitiva de Bento XVI do pontificado. A partir desse dia, os cardeais poderão anunciar a data exata do conclave.

Renúncia de cardeal britânico
O Vaticano informou também nesta segunda-feira (25) que Bento XVI aceitou a renúncia do cardeal britânico Keith O’Brien, arcebispo de Edimburgo, na Escócia, por motivos de idade. Os cardeais apresentam sua renúncia ao papa ao completar 75 anos, que é a idade de aposentadoria na Igreja.

Normalmente, após o pedido de renúncia de um cardeal, o pontífice o mantém por mais vários anos à frente de sua arquidiocese, sempre levando em conta as necessidades da Igreja. Ou, por outro lado, pode aceitar a renúncia imediatamente, como aconteceu neste caso, mesmo dias antes de Keith O’Brien completar 75 anos.

O porta-voz do Vaticano disse que o papa aceitou a renúncia de O’Brien em 18 de fevereiro, conforme o artigo 401/1 do Código de Direito Canônico, ou seja, por “motivos de idade”. A informação, porém, só foi divulgada nesta segunda-feira, um dia depois de o cardeal ser denunciado por três sacerdotes e um ex-sacerdote por “suposta conduta indevida”, ocorrida nos anos 1980.

O’Brien nasceu em 17 de março de 1938 e era um dos 116 cardeais a participar do próximo conclave para eleger o novo papa. Uma das figuras mais veteranas da Igreja Católica no Reino Unido, era o único representante britânico no conclave para escolher o novo papa.

Fonte: Revista Época

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.