Papa diz que Igreja não pode temer renovação de estruturas caducas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Papa Francisco disse que a Igreja não pode temer a renovação e pediu coerência com o voto de pobreza. Na última missa na Capela Santa Marta, antes das férias de verão, o Papa Francisco falou claramente de estruturas antigas e caducas da Igreja e que não se pode ter medo de renová-las. É o que ele vem tentando fazer, à sua maneira.
A prisão do monsenhor Nunzio Scarano, acusado de corrupção, apressou um pouco as reformas do Papa Francisco, que dois dias antes nomeou uma comissão para fiscalizar o Banco do Vaticano.
Depois veio o pedido de demissão do diretor-geral do banco, Paolo Cipriani, e do seu vice, Massimo Tulli. Os dois deverão ser processados por 13 diferentes operações que violavam as normas contra a lavagem de dinheiro.
Depois de dois anos e meio de investigações, o processo de mais de 20 páginas contra o IOR, resgata a figura do ex-presidente do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, que foi afastado pelo secretário de estado, cardeal Tarciso Bertone. Gotti Tedeschi teria sido de fato impedido de fazer as reformas para aumentar a transparência do banco.
Com paciência, o Papa Francisco tenta mudar a mentalidade, principalmente dos jovens religiosos. Neste sábado (7), em um encontro com seminaristas, pediu que a Igreja seja coerente com a pobreza. “Faz mal ver um padre em um carro de luxo”, declarou Francisco.
Fonte: Jornal Nacional
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário