Papa Francisco deve celebrar missa em português no Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida informou que a missa celebrada pelo Papa Francisco na cidade deve ser realizada em português a pedido do pontífice argentino, que busca uma comunicação mais próxima com os brasileiros. A informação foi transmitida por Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida.

A visita do Papa a Aparecida irá acontecer durante a Jornada Mundial da Juventude. O pontífice argentino irá deixar o Rio de Janeiro por volta das 8h do dia 24 de julho e de helicóptero vai a Aparecida. Antes de celebrar a missa, ele irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional em uma capela reservada dentro da Basílica. A imagem vista pelos fiéis no Santuário tem um nicho especial, que gira em 360°, e faz com que a santa possa ser vista no interior da capela.

O papa ficará na capela reservada aproximadamente meia hora para venerar a imagem e apenas seis pessoas devem estar presentes no momento. “Será um momento muito íntimo e de contemplação”, disse Dom Darci.

Inicialmente, pelo roteiro do Vaticano, a missa, ponto alto da visita, será às 10h dentro da Basílica, com capacidade máxima para 30 mil pessoas. Mas a intenção dos religiosos do Santuário é que a celebração seja fora da Basílica, já que a capacidade pode ser aumentada para 250 mil pessoas.

“Mesmo que o Vaticano prefira manter a missa do lado de dentro, já estamos nos organizando para que haja também uma bênção e uma palavra do Papa Francisco do lado de fora, para a multidão. Aparecida é o onde bate o coração católico do Brasil e por isso a missa precisa contemplar o maior número possível de fiéis”, explicou Nicioli.

Todos os detalhes do trajeto do papa em Aparecida e da missa serão definidos somente em junho, quando uma comitiva do Vaticano fará uma nova visita ao Santuário. Após a celebração, ainda está previsto um passeio de papamóvel até o Seminário Bom Jesus, onde o pontífice irá almoçar com autoridades e repousar antes de retornar ao Rio de Janeiro.

Nova visita
Mesmo faltando ainda pouco mais de dois meses para a visita, o bispo já anunciou que o Papa pode voltar à Aparecida em 2017, quando se comemora o aniversário de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora, no Rio Paraíba. “Será o Ano Mariano. Vamos pedir ao Papa que volte, para participar da grande festa que já estamos organizando”, disse Dom Darci.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.