Papa lamenta ‘sofrimento e corrupção’ que maculam criação

O Papa Bento XVI prometeu ontem manter sua “proximidade espiritual” dos cardeais e da Igreja após deixar o pontificado na próxima quinta-feira. Em sua última reunião com a Cúria Romana após passar a semana em retiro, Bento XVI lamentou a “maldade, sofrimento e corrupção” que maculam a criação de Deus. Neste período, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi assumiu a administração da Santa Sé, liderando reflexões que cobriram assuntos que foram desde a importância da família a uma denúncia das “divisões, dissenso, carreirismo e inveja” que afligem a Igreja.

— Alguns se aproveitam da situação de surpresa e desorientação (com a renúncia do Papa) para semear a confusão e desacreditar a Igreja e seu governo — afirmou Lombardi em entrevista à rádio do Vaticano.

Colégio de cardeais é livre

Na mesma linha seguiu o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado da Santa Sé, que vê nas notícias publicadas recentemente uma tentativa de pressionar os cardeais que começam a chegar a Roma para os últimos dias do pontificado de Bento XVI e o conclave que decidirá quem será seu sucessor. Em um comunicado, Bertone classificou as informações como “falsas”, que têm a intenção de “condicionar os cardeais com vistas ao conclave”. Ele lembrou ainda que “a liberdade do Colégio de Cardeais, cuja missão é proporcionar um novo Papa para a Igreja Católica, sempre foi defendida pela Igreja para assegurar uma eleição baseada unicamente em decisões a favor da Igreja”.

“Através dos séculos, os cardeais tiveram que enfrentar múltiplas pressões de diferentes poderes na hora de eleger o pontífice, encarando lógicas de cunho político e mundano”, acrescentou Bertone no comunicado, reforçando que as notícias sobre os supostos escândalos são um tentativa de “mudar a opinião pública mediante argumentos e valores que não condizem com o sentimento espiritual que a Igreja está vivendo”.

Sombra do escândalo

Mas a sombra do escândalo, principalmente a relativa às denúncias de pedofilia, continua a perseguir a Igreja.

Nos últimos dias, aumentaram as pressões para que o cardeal americano Roger Mahony, arcebispo de Los Angeles acusado de ter encoberto 129 casos de pedofilia, não faça parte do conclave. O cardeal, no entanto, insiste em participar. Ainda ontem, estava previsto depoimento de Mahony sobre a questão, mas ele não é o único sob suspeita.

Outro é o religioso também americano Justin Francis Rigali, que em 2011 renunciou por limite de idade à Diocese de Filadélfia, e enfrentou nos últimos meses de mandato um relatório que o acusava de ter falhado em esclarecer as acusações de pedofilia contra 37 sacerdotes, destacou Franca Giansoldati, vaticanista do jornal “Il Messaggero”.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.