Papa viaja ao Rio sem temer protestos no Brasil, diz Vaticano

Cidade do Vaticano, 21 jul (EFE).- O papa Francisco partirá nesta segunda-feira (22) para o Rio de Janeiro, sua primeira viagem internacional e justamente para o seu continente de origem, onde participará da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que deverá ser acompanhada por mais de 2 milhões de jovens de todo o mundo.

A visita acontece em meio aos protestos sociais que estão ocorrendo no Brasil nas últimas semanas, mas que não influenciaram na programação da viagem –que Francisco realiza com “serenidade e confiança”, segundo o Vaticano.

“Temos total confiança na capacidade das autoridades brasileiras de lidar com a situação”, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
O porta-voz disse que tanto o papa como o Vaticano têm consciência dos protestos, mas sabem que as manifestações não têm nada de específico contra o pontífice ou a Igreja.

Hoje, o papa afirmou que o evento será a “semana da juventude”. Diante de milhares de pessoas reunidas na praça São Pedro, no Vaticano, para assistir à oração do Ângelus, Francisco pediu que os fiéis “acompanhem espiritualmente com preces” sua viagem ao Brasil.

O papa afirmou que no Rio haverá tantos jovens de todo o mundo que a JMJ, na realidade, é a “semana mundial da juventude”. O pontífice encorajou os jovens a perguntarem a Jesus o “que têm que fazer com suas vidas, o que quer deles e qual é o caminho que devem tomar”.

Francisco pediu também a intercessão de Maria, “tão amada e venerada” no Brasil, para esta “nova etapa da grande peregrinação de jovens pelo mundo”. O papa visitará a Basílica de Nossa Senhora, na cidade de Aparecida, em São Paulo, no dia 24 de julho.

Nos últimos dias, o papa fez diversos comentários sobre a JMJ. Ontem, o papa foi do Vaticano para a Basílica de Santa Maria Maggiore de Roma para pedir à Virgem proteção em sua primeira viagem internacional. Diante da imagem de Nossa Senhora, o pontífice rezou por mais de meia hora, fez uma oferenda de flores e acendeu um círio com o emblema da JMJ.

Em 19 de julho, Francisco visitou o papa emérito Bento 16 para pedir que ele o acompanhe com suas preces durante a JMJ, convocada por Joseph Ratzinger ao final da jornada realizada em Madri, em agosto de 2011

Esta é a primeira Jornada Mundial da Juventude, criada por João Paulo 2º em 1984, liderada por Francisco, que a “herda” de Bento XVI, que renunciou ao pontificado.

Esta é a segunda viagem de Mario Jorge Bergoglio desde que se tornou papa. A primeira foi a visita à ilha italiana de Lampedusa, em 8 de julho, onde se reuniu com imigrantes ilegais.

Francisco partirá de Roma acompanhado de seu “primeiro-ministro”, o secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone, e do Substituto da Secretária de Estado (número três do Vaticano), o arcebispo Giovanni Angelo Becciu.

Além disso, viajarão com o papa os cardeais Marc Oullet, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, e o brasileiro João Braz de Aviz, prefeito regional da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

Durante sua estadia, o papa não usará o papamóvel blindado, mas o jipe que costuma utilizar todas as quartas-feiras na audiência pública realizada neste dia na praça São Pedro.

Entre os lugares que serão visitados pelo papa no Rio estão um hospital para jovens indigentes, dependentes químicos e alcoólatras e a comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, que até o final do ano passado era controlado pelo tráfico de drogas.

O local tem cerca de 2.000 habitantes e o papa deverá caminhar pela favela, entrar em uma casa e saudar seus moradores, e depois se reunir com a comunidade em um campo de futebol.

Mario Jorge Bergoglio não é o primeiro papa que visita uma favela na cidade, pois João Paulo 2º também visitou uma comunidade no Rio.

Francisco é o terceiro papa que visita o Brasil. João Paulo 2º veio quatro vezes ao país e Bento 16, uma.

Um total de 14 mil policiais cuidarão da segurança da JMJ, evento que contará com a presença de 6.000 jornalistas de todo o mundo.

Além disso, o evento terá a participação de mil bispos e 250 deles realizarão catequeses com jovens, realizadas em 300 lugares diferentes do Rio de Janeiro. Delas, 133 serão em português, 50 em espanhol, 25 em inglês, 15 em italiano e em francês, oito em alemão e cinco em árabe.

A JMJ foi criada em 1984 e, desde então, ocorreu em Roma (1985), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha, 1989); Czestochowa (Polônia, 1991); Denver (EUA 1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (Canadá, 2002), Colônia (Alemanha, 2005), Sydney (2008) e Madri (2011).

Fonte: Uol

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.