Para sindicato, atitude de Barbosa com jornalista é ‘inaceitável’

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) divulgou nesta terça-feira uma nota de repúdio à atitude do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que nesta tarde mandou o repórter Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo, “chafurdar no lixo”.

De acordo com a nota do sindicato, a atitude de Barbosa foi “um despautério totalmente incompatível com o posto que ocupa na mais alta corte do Pxaís”, e também “inaceitável”.

“Nenhuma autoridade tem obrigação de dar entrevistas, embora seja mais do que desejável que toda autoridade conceda à imprensa as explicações necessárias para garantir a transparência no Poder Público. No entanto, a negativa a uma entrevista ou declaração não pode se dar de forma grosseira e desrespeitosa”, diz a nota.

Apesar das críticas, o sindicato afirmou que a retratação de Barbosa através de uma nota à imprensa foi “importante”, mas pediu maior respeito no tratamento com os profissionais que cobrem diariamente a corte. “Esperamos que atitudes como a registrada hoje não se repitam dentro do tribunal”, exigiu o SJPDF.

Irritação
Após deixar a reunião do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – do qual também é presidente -, nesta terça-feira, Barbosa foi abordado por jornalistas. Logo na primeira pergunta, o repórter não conseguiu concluir: “Presidente, como o senhor está vendo…”, e foi logo interrompido pelo ministro, que retrucou: “Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre”.

O repórter então questionou o ministro sobre seu comportamento. “O que é isso ministro, o que houve?”. Ainda irritado, Barbosa pediu para que o jornalista o deixasse “em paz”. “Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse isso várias vezes ao senhor”, afirmou o presidente do STF.

Enquanto Barbosa deixava o local, o jornalista respondeu: “Mas, eu tenho que fazer perguntas, que é o meu trabalho, ministro”. Barbosa retrucou: “Eu não tenho nada a lhe dizer, não sei, não quero nem saber do que o senhor está tratando”.

 Após o ocorrido, o secretário de Comunicação Social do STF, Wellington Geraldo Silva, pediu desculpas aos profissionais de imprensa. De acordo com nota divulgada, “o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa.”

Fonte: Terra

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.