Paraíba é 2º estado do país em percentual de mortes de motociclistas, aponta estudo

1Das 606 pessoas que morreram no trânsito em 2011 na Paraíba, 396 eram condutores de moto. Em termos percentuais, as vítimas sob duas rodas representaram 65,3% do total de óbitos por acidente de trânsito em todo o estado, o que colocou a Paraíba em segundo lugar no País em termo de registros desse tipo de morte. Com o alto percentual, o estado só perde para o Piauí, que teve 69,6% de participação de motociclistas dos óbitos no trânsito no referido ano.

Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2013: Acidentes de Trânsito e Motocicletas, que foi divulgado nessa quinta-feira (21). O estudo foi desenvolvido pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), que utilizou como principal fonte o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Ele se debruça sobre os dados de 2011.

O sociólogo responsável pelo estudo, Julio Jacobo Waiselfisz, observou que em nove unidades da federação localizadas nas regiões Norte e Nordeste, entre elas a Paraíba, a morte de motociclistas já representa mais da metade do total de mortes em acidentes de trânsito. Ele acredita que isso também é reflexo do aumento do que ele chama de “agravamento global da violência no trânsito”. No trabalho, ele diz que esse fato teria levado as Nações Unidas a proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, procurando, primeiro, estabilizar e, posteriormente, reduzir as cifras de vítimas previstas no trânsito, através da formulação e implementação de planos nacionais, regionais e internacionais.

Além dos dados por estado, o Mapa da Violência 2013 também mostra as taxas de óbitos (por 100 mil habitantes) em acidentes de trânsito por categoria. Segundo o estudo, o motociclista está quase cinco vezes (4,7) mais vulnerável a morrer no trânsito do que quem anda de carro. De acordo com a pesquisa, isso acontece porque a taxa de mortalidade de motociclista é de 10,5 (por 100 mil) contra 2,2 de um condutor de automóvel. Já o ciclista, segundo a o Mapa, teria menos probabilidade de morrer no trânsito (0,6) do que o pedestre (2,5). Outro dado apontado é de que o transporte de carga, em 2011, apresentou uma taxa de 0,2 óbito por grupo de 100 mil.

Nas considerações finais, Julio Waiselfisz destaca que as medidas tomadas para controlar a violência no trânsito ainda são insuficientes. “Apesar de avanços recentes na formulação de mecanismos de enfrentamento, principalmente na legislação – regulamentação e profissões que usam motocicletas, endurecimento das penalidades e da fiscalização da alcoolemia, processo de municipalização da gestão, etc – escassos são os resultados que podemos observar nos números: continuam aumentando. Sem pôr dúvida à eficiência dessas medidas, fica claro que são ainda insuficientes”, pontuou o estudioso.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.